Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Samuel Kruchin: arquitetura

new

Samuel Kruchin: arquitetura

Samuel Kruchin

JJ Carol, São Paulo SP Brasil; 1ª edição, 2018
Apresentação Benamy Turkienicz

edition: português
hardcover
340 p
26 x 26 x 3 cm
1600 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-855427402-3
CDD 720

Samuel Kruchin: arquitetura

about the book

A obra apresenta imagens, plantas, desenhos e textos de 15 projetos concluídos e alguns estudos recentes desenvolvidos pelo arquiteto Samuel Kruchin, titular da Kruchin Arquitetura. Com projetos que datam de 1986 – como a primeira fase da Residência Capobianco – até os dias de hoje, o livro evidencia o percurso do trabalho do arquiteto, que assina projetos que atendem aos mais diversos programas e escalas, de shoppings centers a complexos arquitetônicos com diferentes usos.

“Certa vez perguntaram-me sobre meu primeiro projeto e lembrei-me de uma pequena história: havia em meu quarto de adolescente uma parede onde pendurava uma série de coisas estranhas, esquisitas, que me interessavam, mas não conseguia que aquilo tudo, tão desconexo, se convertesse em algo minimamente harmonioso. Foi uma luta contra a parede. Quando, após muitos dias, e noites, por fim, um último antigo azulejo achado pela rua encontrou o seu lugar e tudo aquilo – a pequena parede e seus objetos esquisitos – transfigurou-se como que por encanto, por magia, e tudo em torno dela vibrou, foi um imenso susto. Entendi o que era um projeto”, afirma Kruchin.

Ao mesmo tempo em que possibilita uma leitura técnica, com plantas, cortes e desenhos, o livro se destaca pelo uso das imagens dos projetos como ampla narrativa onde, aqui e ali, emergem os conceitos que os definiram e as soluções que dali vieram.

Seguindo essa lógica são descritos o projeto Praça Pamplona – complexo que reúne um Teatro Digital, um edifício comercial, um centro de pesquisa, a Capela de Nova Serrana (MG) e o restauro do Edifício Sampaio Moreira – o primeiro arranha-céu da cidade e hoje sede da Secretaria de Cultura de São Paulo.

“Penso por palavras e por imagens, não por espaços ou por matéria. O que faço parece-me, quase sempre, produto de palavras ou de imagens que, de tão profundamente ocultas, foram lentamente condensando-se, adensando-se a um limite que as assemelha à matéria com a qual todas as coisas são feitas, talhadas em sua dureza até que se possa penetrá-las, até que se possa viver nelas”, completa o arquiteto.

Além destes aparecem a Residência Capobianco, o Power Center Regente Feijó, a Residência Orós, o Residencial das Jaboticabeiras, a Universidade do Distrito Federal, a Residência das Saíras e o campus Anália Franco da Unicsul, expondo a versatilidade do escritório.

about the author

Samuel Kruchin
Arquiteto formado em 1980 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e titular do escritório Kruchin arquitetura, onde desenvolve projetos de arquitetura, restauro, urbanismo e comunicação visual.

how to quote

KRUCHIN, Samuel. Samuel Kruchin: arquitetura. São Paulo SP Brasil, JJ Carol, 2018.

comments

Samuel Kruchin: arquitetura

outros livros

share

Samuel Kruchin

Kruchin, uma poética da história

Samuel Kruchin

c4, 2012

Samuel Kruchin

Samuel Kruchin

JJ Carol, 2006


magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided