Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Norte e Sul

Norte e Sul

Elizabeth Gaskell

Martin Claret, São Paulo; 1ª edição, 2015
original title: North and South
translator: Carlos Duarte e Anna Duarte

edition: português
hardcover
746 p
21,4 x 14 x 4,2 cm
921 g
ISBN 9788544000335
CDD 823 G212n

Norte e Sul

about the book

O romance Norte e Sul foi escrito e publicado na revista Household Words na forma de folhetim, como era de costumeiro, no ano de 1854, quando a Inglaterra sofria os efeitos da Revolução Industrial e das mudanças delas advindas. A mola propulsora do enredo é a mudança da família de Margaret, da idílica cidade de Helstone, sul da Inglaterra, para o centro industrial de Milton-North.

Publicado em 1854, Norte e Sul retrata os efeitos da Revolução Industrial no solo inglês. As personagens principais: Mr. Thornton e Margaret dualizam o norte (industrial, sujo e sem modos) e o sul (bucólico e aristocrático). O relacionamento entre os dois pode evocar no leitor lembranças de Orgulho e Preconceito, pois, assim como na obra de Austen, as personagens de Gaskell também precisam passar por cima das convenções sociais e dos pré-conceitos em busca do amor e da realização.

about the author

Elizabeth Gaskell
Elizabeth Gaskell foi uma romancista e contista britânica durante a Era vitoriana. Seus livros retratam os muitos estratos da sociedade, tornando-se uma leitura de grande interesse – tanto para a história social, quanto para a literatura.

how to quote

GASKELL, Elizabeth. Norte e Sul. São Paulo, Martin Claret, 2015.

comments

Norte e Sul

resenhas desse livro
por José Roberto Fernandes Castilho

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided