Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Gio Ponti Archi-designer

Gio Ponti Archi-designer

Sophie Bouilhet-Dumas, Dominique Forest and Salvatore Licitra (Orgs.)
 

Silvana Editoriale, Milão; 1ª edição, 2018

edition: français
hardcover
320 p
23 x 31.5 cm
2170 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-2-916914-75-6

Gio Ponti Archi-designer

about the book

Com mais de 100 obras e dezenas de objetos de design em seu nome, o arquiteto e designer italiano Gio Ponti revolucionou a arquitetura do pós-guerra e abriu perspectivas para novos modos de vida.

Gio Ponti: Archi-Designer cobre toda a carreira de Ponti de 1921 a 1978, destacando os vários aspectos de sua obra: da produção mecânica ao artesanato, da arquitetura ao design industrial, da mobília à iluminação, da criação de revistas à sua incursão no mercado, do trabalho com vidro, cerâmica e ourivesaria. Seu trabalho exemplificou uma certa tendência identificada por seu colega arquiteto Ernesto Rogers em 1952, um interesse em projetar dal cucchiaio alla città ("da colher para a cidade") – dando igual atenção e aplicando o mesmo design inovador pensando em pequenas colheres e arranha-céus igualmente.

Com mais de 500 peças, este livro traça as jornadas multidisciplinares de Ponti através da arquitetura, mobiliário e design em seu trabalho para casas particulares e edifícios públicos, incluindo universidades e catedrais.

Considerado como um dos arquitetos e designers mais influentes do século 20, Giovanni “Gio” Ponti (1891–1979) fundou seu escritório de arquitetura em 1921 e foi extraordinariamente prolífico a partir de então, trabalhando como arquiteto, designer industrial, artista, designer de móveis, professor e escritor. Em 1928 fundou a revista Domus, que dirigiu durante a maior parte de sua vida, ajudando a difundir sua visão de uma estética moderna revitalizada na produção industrial, arquitetura, design de interiores e artes decorativas italianas.

about the author

Sophie Bouilhet-Dumas

Dominique Forest

Salvatore Licitra

how to quote

BOUILHET-DUMAS, Sophie; FOREST, Dominique; LICITRA, Salvatore (Orgs.). Gio Ponti Archi-designer. Milão, Silvana Editoriale, 2018.

comments

Gio Ponti Archi-designer

resenhas desse livro
por Angelica Ponzio

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided