Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

abstracts

português
Toda uma geração de artistas e intelectuais brasileiros, dentre eles Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Burle Marx e Lucio Costa dedicou-se ao turismo pelo interior do país. Em Modernistas na estrada podemos vê-los em ação


how to quote

GUERRA, Abilio. Modernistas na estrada. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 008.02, Vitruvius, out. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.008/1366>.


Auto-retrato, com a legenda "Praia do Chapéu Virado, Belém, Maio 1927. Mario de Andrade na praia em traje preto de banho"
Foto de Mário de Andrade [Acervo IEB-USP]

A cena atual do turismo burguês, seja ele na sua versão mais sofisticada dos enricados ou na versão mais popular do turismo de massa, é, em certo sentido, a negação da motivação originária do turismo: conhecer o desconhecido. Como contraste absoluto a esse quadro descrito, podemos apontar as viagens de “redescoberta do Brasil” empreendidas pelos nossos artistas modernistas na década de 20 do século passado. Como diz Aracy do Amaral, no seu livro Blaise Cendrars no Brasil e os modernistas, “esses precursores brasileiros do turismo doméstico se deslocaram de trem, automóvel, conforme as possibilidades dos locais visitados”, em busca das “raízes da nacionalidade”.

Ouro Preto, 1924
Desenho de Tarsila do Amaral

Após um primeiro momento quando os olhos de todos seus membros estavam postados exclusivamente em Paris, o grupo modernista vai aos poucos se embriagar de nativismo e nacionalismo, cujas matrizes mais puras e profundas pensavam estar dispersas pelo enorme território nacional, seja nas crenças e valores do povo mais simples, seja nas suas materializações culturais primitivas expressas em músicas e danças.

Capa do livro de Blaise Cendrars sobre viagem ao Brasil, com desenhos de Tarsila do Amaral
Desenho de Tarsila do Amaral

A primeira destas viagens ocorreu em 1924, quando Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, René Thioller e alguns membros da aristocracia paulista vão ciceronear o poeta suíço-francês Blaise Cendrars em excursão pelas cidades históricas mineiras. Desconhecida de todos eles, a paisagem rural mineira marcou-lhes profundamente a percepção, tocando-lhes de forma indelével a sensibilidade e tornando-se rico manancial de referências para as obras de arte que viriam a produzir a seguir.

Os maravilhosos croquis de Tarsila, feitos com traços econômicos e precisos, metamorfosearam-se nas magníficas pinturas da fase Pau-Brasil dos anos 1924 e 1925, verdadeiras ilustrações multicoloridas do manifesto homônimo de seu marido Oswald, que grafará em verso livre impressões análogas sobre uma região rica em tradição e patrimônio artístico, mas habitada por um povo esquecido e com as edificações majestosas envelhecidas e, em muitos casos, abandonadas e em ruínas.

Foto com a legenda "Passeio do chapéu virado, o Forde empacou. Belém 22 de maio 1927 / Non Ducor, Duco"
Foto de Mario de Andrade [Acervo IEB-USP]

Deles, quem vai adotar as viagens como forma privilegiada de conhecer o Brasil vai ser Mario de Andrade. Em 1927, acompanhado apenas de mulheres de várias idades, todas elas da aristocracia cafeeira, vai se enfronhar na Amazônia brasileira, chegando até o Peru e a Bolívia. Começa nessa viagem dois hábitos formidáveis, que renderão muitos frutos no futuro: as anotações para um futuro livro de viagens, que se chamaria O turista aprendiz, e uma significativa – pela quantidade e pela qualidade – documentação fotográfica, ao qual se dedicou com afinco, na busca de boas soluções técnicas e formais.

Foto com a legenda "Roupas freudianas, Fortaleza 5-VIII-27 Fotografia Refoulenta Refoulement"
Foto de Mario de Andrade [Acervo IEB-USP]

As duas práticas estavam também presentes no seu tour solitário pelo nordeste, sua terceira “viagem etnográfica”, nome que adotou para frisar suas preocupações no levantamento da cultura popular espalhada pelo interior do país. Seu interesse fica mais diversificado e mais metódico, resultando em criterioso levantamento “sobre danças dramáticas, sobre melodias do Boi, sobre música de feitiçaria, religiosidade popular, crenças e superstições, poesia popular”, segundo enumeração da pesquisadora Telê Porto Ancona Lopez, a quem coube editar o livro de Mário muitos anos depois.

As viagens começam a ganhar radicalidade, tanto na aventura turística como no teor poético. O mergulho do gaúcho Raup Bopp na Amazônia resulta no belíssimo poema épico Cobra Norato de 1928, que vai remexer as raízes mais profundas da racialidade e da paisagem bíblica descrita no Gênese. Uma adesão emotiva ao elemento popular e à paisagem primordial equivalente à de Euclides da Cunha, que já havia anteriormente descrito em À margem da história o mundo amazônico, segundo ele em pleno terceiro dia da criação.

À esquerda, Lagoa do Amanium, perto do Igarapé de Barcarena, Manaus; à direita, Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova York.Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Paul Lester Wiener, 1939
Fotos Mário de Andrade e de acervo

E, de certa forma, Mario também teve seu Euclides na figura de Graça Aranha. Mesmo avesso à aventuras, o maranhense foi o primeiro intelectual importante a propor uma agenda estética vinculada ao nosso primitivismo: “aqueles elementos bárbaros da nossa formação espiritual e da nossa nacionalidade reclamam, antes do seu desaparecimento total, os seus vates e os seus escritores”, diz o escritor maranhense em Estética da Vida, de 1921. E Mario, músico de conservatório e poeta de gabinete, vai topar o desafio, se inventando como um revolucionário turista aprendiz.

O balanço dessas viagens de estudo é formidável. Aquele país profundo – feito de paisagens selvagens e de povos simples que foram reiteradamente esquecidos, ridicularizados ou estigmatizados por todo tipo de acusações sobre suas incapacidades atávicas – surgia reabilitado na documentação feita in loco e mitificado nas obras de arte posteriores. O inventário da vida brasileira realizado por Mario de Andrade vai servir de sustentáculo para um sólido projeto cultural, que propunha uma arte de cunho erudito erigida sob a base cultural popular – a pintura de Tarsila, a poesia de Oswald, a música de Villa Lobos, a arquitetura de Lucio Costa.

Grande Otelo no papel do protagonista principal de Macunaíma
Fotograma do filme de Joaquim Pedro de Andrade

Macunaíma, escrito em prosa (ou rapsódias, como queria o próprio autor) é tanto o cume dessa produção, como também o testemunho do quanto esta era oriunda de um profundo litigio entre a intelectualidade urbana e os rincões profundos do país. Os modernistas – como de resto todos os aristocratas quatrocentões de São Paulo – não conheciam o Brasil que começava após as cercas de suas fazendas de café. Vale lembrar que parte grande das lendas amazônicas que dão substância a Macunaíma foi buscada no livro do etnógrafo alemão Theodor Koch-Grumberg.

E, ao que tudo indica, a primeira viagem modernista foi muito fortuíta, estimulada pelo temperamento fogoso e curioso de Blaise Cendrars. Coube a um artista estrangeiro estimular a curiosidade dos jovens modernistas, voltando seus olhos para um país que lhes era desconhecido por completo. Como escreveu na época Brito Broca no jornal carioca A Manhã, “o divórcio, em que a maior parte dos nossos escritores sempre viveu, da realidade brasileira fazia com que a paisagem de Minas barroca surgisse aos olhos dos modernistas, como qualquer coisa de novo e original” (1).

Janela colonial em Diamantina
Croquis de Lucio Costa

Foi o poeta suíço-francês, no âmbito modernista, o primeiro a se debruçar sobre a excepcional obra de Aleijadinho, se antecipando em muitos anos aos futuros aportes elogiosos de Mario de Andrade e Lucio Costa. Curiosamente, nos anos 1920, ainda recém-formado, o jovem arquiteto carioca ganha do ideólogo da arquitetura neocolonial, o intelectual José Mariano, uma viagem para Diamantina como prêmio de final de graduação. A partir de então se tornará também ele um viajante contumaz, tendo como destino preferencial as cidades coloniais, não como turista, mas a serviço do Sphan.

Quase nenhum resquício dessa aventura turístico-cultural pelo Brasil é visível hoje em dia. Há algum vigor exploratório no turismo ecológico e vinculado aos esportes radicais, mas em tais experiências o homem da terra é desnecessário enquanto entidade cultural rica de significados, e seu interesse fica restrito aos aspectos logístico e operacional. E a própria paisagem não ultrapassa a condição de suporte para a fruição subjetiva dos turistas.

Dunas do Jalapão, no estado de Tocantins
Foto Luiz Cláudio Marigo

As experiências mais próximas do legado modernista são as sucessivas viagens da dupla de exploradores formada pelo paisagista José Tabacow e pelo fotógrafo Luiz Cláudio Marigo, que nos últimos anos têm se dedicado a registrar os ecossistemas brasileiros, em uma ação que mescla atividade profissional e curiosidade intelectual. Em entrevista para o Portal Vitruvius, Tabacow convoca os curiosos: “ainda existe muito por descobrir e cada novo local é uma revelação distinta, uma emoção diferente. Sugiro aos que me lêem que considerem a possibilidade de visitar locais como estes mais freqüentemente. Se assim fizerem, verão que não há exagero em minhas palavras. Ao contrário, há um frustrante sentimento de não conseguir mobilizar as pessoas a partilhar tanta beleza comigo” (2).

José Tabacow oberva erosão provocada pela água sobre a rocha facilmente friável, Vale da Lua
Foto Luiz Cláudio Marigo

Há aqui uma filiação direta com as viagens exploratórias do maior paisagista brasileiro de todos os tempos, com quem Tabacow trabalhou praticamente duas décadas: “aprendi a olhar as paisagens brasileiras com Burle Marx desde muito jovem e mantenho meu interesse aceso, pois sempre há o que descobrir” (3). As viagens de Burle Marx pelo interior do Brasil tornaram-se lendárias, assim como seu sítio no Rio de Janeiro, onde se encontra parte da flora autóctone que coletou.

Excursão à Serra de Parati MG. Severo Gomes, Rino Levi, Burle Marx e Procópio Ferreira de Camargo, 1952
Foto divulgação

Atento às lições de Lucio Costa, que o introduziu no circuito arquitetônico brasileiro, Burle Marx produziu uma sólida obra que alia o rigor plástico moderno a uma aguda observação da paisagem nacional. Modernista da segunda leva, Burle Marx adotou o amor pelo turismo interno, hábito que transmitiu para grandes amigos, caso de Rino Levi, que faleceu no sertão da Bahia em uma destas excursões. Como mostram Tabacow e Merigo, o filão ainda pode ser explorado e uma nova redescoberta do Brasil pode ser uma alternativa interessante para turistas com curiosidade pelo desconhecido. Mas quem se arrisca a escrever a nova agenda convocatória?

notas

1
BROCA, Brito. Blaise Cendrars no Brasil, em 1924. Coluna Letras e Artes (suplemento). A Manhã, Rio de Janeiro, 4 maio 1952.

2
GUERRA, Abilio. José Tabacow. Entrevista, São Paulo, ano 07, n. 028.02, Vitruvius, out. 2006 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/07.028/3299>.

3
Idem, ibidem.

sobre o autor

Abilio Guerra, arquiteto, professor da FAU Mackenzie, editor do Portal Vitruvius e do Arquiteturismo.

comments

008.02 Arquiteturismo em questão
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

008

008.01 Fotografia

Fotógrafo viajante

A. C. d’Ávila

008.03 Entrevista

Urbenauta: viagem na própria cidade

Eduardo Fenianos

008.04 Viagem de estudo

Salvador, a Roma negra

Paul Meurs

008.05 Roteiro de viagem

México: cosmovisões e cosmopolitismo

Saide Kathouni

008.06 Paisagem urbana

Velib - vélos en libre service - de Paris

Glaucia Hokama

008.07 Arq'culinária

Um lado mineiro de Curitiba

Breno Raigorodsky

008.08 Editorial

Celebração de rotas e caminhos

Abilio Guerra and Michel Gorski

008.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Ricardo Hernán Medrano and Carlos Alberto Coelho

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided