Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Forte da Barra, Ponta da Praia e Porto de Santos. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A viagem a Tampere motivada por congressos e conferências, resultou em um trabalho fotográfico que retrata a cidade finlandesa a partir do design do ambiente urbano. Podemos olhar como um referencial para a condição das cidades brasileiras.

english
The trip to Tampere motivated by congresses and conferences, resulted in a photographic work that portrays the Finnish city from the design of the urban environment. We can look at as a benchmark for the condition of Brazilian cities.


how to quote

LIMA, Fabio Jose Martins de. Tampere, Finlândia. Uma cidade singular. Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 061.01, Vitruvius, mar. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.061/4304>.


A viagem para Tampere foi motivada pela conferência do ICOHTEC – The International Commitee for the History or Technology History e pelo congresso do TICCIH – The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage, ambos realizados no período de 10 a 15 de agosto de 2010. A temática voltada para a proteção do patrimônio industrial com o titulo “Reusing the Industrial Past”, teve inumeros trabalhos, dentre os quais, o que apresentamos, intitulado “Continuity and discontinuity in the conservation of industrial heritage in Minas Gerais, Brazil”.

A chegada em Tampere, via Helsinki, foi fascinante pela densidade de tempos, tecnologia e modernidade expressas nestas cidades, acrescidos da gentileza e carinho finlandeses. Este ano Helsinki se coloca como a capital mundial do design, World Design Capital (WDC) com foco no impacto do design sobre o ambiente urbano, economia e cidadãos.

Aspecto da Estação Ferroviária de Tampere, projetada por Eero Seppälä e Otto Flodin, concluída em 1936
Foto Fabio Lima

Fotografar a cidade de Tampere permitiu sentir esta importância para o design urbano, por assim dizer, além de materialidades e texturas e um pouco do espírito nórdico. Neste percurso fotográfico estava acompanhado por Raquel von Randow Portes, arquiteta e também fotógrafa. Em Tampere, ao mesmo tempo, a imersão em um ambiente urbano com recorrências presentes e preservadas do passado, que se colocava e persiste como referencial para as nossas incursões nas cidades em Minas Gerais (1).

Dentre as fotografias selecionadas aqui, uma delas foi motivo de premiação por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no 1º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, na categoria Ilustraçao cientifica ou imagem conceitual, promovido em 2011. A estadia em Tampere foi, ao mesmo tempo, romantica e apaixonada, como tem sido as aproximações pelas cidades na atualidade…

Detalhe de sinalização na Finlayson area, trecho reutilizado de fábrica antiga que abrigou sessões de apresentação das conferencias. O termo Finlayson esta relacionado a fabricação de diversos produtos e representa uma marca popular na Finlândia
Foto Fabio Lima

nota

1
A conferência pode ser conferida em http://www.tampere.fi/industrialpast2010/

sobre o autor

Fabio Jose Martins de Lima nasceu em Belo Horizonte, em 02 de setembro de 1961 e fotografa desde 1983. Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, a partir de 1999 é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1989) com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003). A partir de 2011, desenvolve Estágio Pós-Doutoral no IUAV Università di Venezia, com o apoio da CAPES, sob a orientaçao dos Professores Donatella Calabi e Guido Zucconi. Em Juiz de Fora coordena o grupo Urbanismomg que desenvolve atividades de pesquisa e extensão com o apoio do CNPq, Fapemig, Ministério das Cidades e Ministério da Cultura.

comments

061.01 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: english

share

061

061.02 editorial

Saindo do óbvio

Michel Gorski

061.03 arquiteturismo em questão

Praga

Márcio Correia Campos

061.04 paisagem construída

Beirute entre gruas e tapumes

Bianca Antunes

061.05 exposição

Doisneau, uma vida muito simples

Agnès de Gouvion Saint-Cyr

061.06 exposição

Clara-Clara

Douglas de Freitas

061.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided