Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Bela Vista, São Paulo. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Bologna, Itália, é uma cidade que articula história, modernidade e aspectos essenciais da contemporaneidade, como é o caso de alternativas sustentáveis

english
Bologna, Italy, is a city that combines history, modernity and the contemporary essentials, such as sustainable alternatives


how to quote

LIMA, Fabio Jose Martins de. Bologna, Itália. Tempos diversos, intensa atividade cultural. Arquiteturismo, São Paulo, ano 06, n. 064.04, Vitruvius, jun. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.064/4396>.


A jornada para Bologna já era prevista para a pesquisa, pela importância desta cidade histórica como referencial para as teorias e para as praticas da conservação e do restauro. Acrescida a este fato, a motivação para a conferência de Tadao Ando, realizada na Università di Bologna.

Centro Histórico de Bolonha, pedestres abrigados em pórtico e vitrine com publicidade de loja
Foto Fabio Jose Martins de Lima

Este arquiteto reconhecido e premiado explorou a responsabilidade da arquitetura, ou melhor, do arquiteto perante a sociedade, em um mundo cujas demandas para moradia aumentam a cada dia. Responsabilidade esta que inclui pensar soluções alternativas diante da insustentabilidade das cidades nos dias de hoje.

Centro Histórico de Bolonha, outro aspecto geral a partir do topo da Torre Asinelle
Foto Fabio Jose Martins de Lima

Como no passado, quando gerações de engenheiros, arquitetos, construtores e artesãos fizeram as cidades através de sobreposições e justaposições continuadas. O que pode ser constatado, em Bologna por exemplo, onde a historicidade ressoa pela integridade do conjunto, por meio de construções imponentes, dispostas lado a lado, com extensos pórticos prolongados pelo centro urbano. Interpostos e sobrepostos, diversos momentos passados, revelam-se através de traços de texturas e materialidades, contrastados no presente.

Centro Histórico de Bolonha, galerias de pórticos
Foto Fabio Jose Martins de Lima

Na complexidade presente, diga-se, em construções como igrejas, teatros e palácios, alem das torres e portas que remetem a antiga cidade fortaleza. Os robustos e decorados pórticos-galerias oferecem abrigo, como passagens, com atraentes vitrines, em percursos que filtram o incomodo do intenso trafico de veículos. Este composto por automóveis, ônibus, motocicletas e lambretas, alem de frágeis bicicletas, que disputam itinerários de rolamento.

Centro Histórico de Bolonha, sinalização
Foto Fabio Jose Martins de Lima

A contrastar com este retrato, comum na maioria das cidades, interpõem-se outros trechos, nos quais somente o percurso de pedestres e bicicletas é permitido. Ruas estreitas e sinuosas que se abrem em largos ou praças nos quais a vida cultural fervilha… Esta visita a Bologna ainda na primavera, mesmo com os compromissos em Veneza, pelo Posdoc IUAV com o apoio da Capes, certamente não foi suficiente para esgotar as possibilidades para estudar esta cidade histórica por excelência. Agradecimentos a hospitalidade do “Il B di Bologna“ . Outras visitas serão necessárias…

Conferência Tadao Ando Università di Bologna, Celtic Harpa Orchestra
Foto Fabio Jose Martins de Lima

sobre o autor

Fabio Jose Martins de Lima nasceu em Belo Horizonte, em 02 de setembro de 1961 e fotografa desde 1983. Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, a partir de 1999 é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1989) com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003). A partir de 2011, desenvolve Estágio Pós-Doutoral no IUAV Università di Venezia, com o apoio da CAPES, sob a orientaçao dos Professores Donatella Calabi e Guido Zucconi. Em Juiz de Fora coordena o grupo Urbanismomg que desenvolve atividades de pesquisa e extensão com o apoio do CNPq, Fapemig, Ministério das Cidades e Ministério da Cultura.

comments

064.04 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: english

share

064

064.01 passeio pelo bairro

Grotão do Bixiga

Abilio Guerra

064.02 paisagem construída

Chandigarh

Renata Semin

064.03 exposição

Terra vermelha

Alejandro Castellote

064.05 exposição

Bancos e mesas populares nas fotografias de Michel Gorski

Salomon Cytrynowicz

064.06 passeio cultural

Exposições parisienses

Silvia Palazzi Zakia

064.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Mauro Bondi

064.08 editorial

Doce ilusão!

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided