Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Piazza del Plebiscito, Nápoles. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Os Passeios de Arquitetura é um serviço online oferecido pelo IAB/SP, que permite aos turistas e moradores da cidade localizarem importantes edifícios e logradouros da cidade de São Paulo.


how to quote

SCHIMIDT, Rafael. Sobre os Passeios de Arquitetura IAB/SP. Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 094.01, Vitruvius, fev. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.094/5410>.


O Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento São Paulo (IAB/SP), recebe constantemente a visita de arquitetos (brasileiros e estrangeiros), além de estudantes em passagem pela cidade. Com freqüência, eles buscam informações sobre a arquitetura local e indicações do que conhecer na cidade. Notou-se então a carência de um guia especializado, que indicasse não apenas as obras arquitetônicas paulistanas mais consagradas, como também aquelas menos conhecidas – porém de igual valor.

A necessidade de preencher essa lacuna levou o IAB/SP a desenvolver um guia que pretende ser mais que um simples mapa com indicações pontuais. São sugestões de passeios arquitetônicos que detalham não apenas aspectos da arquitetura local, mas também descrições do território e outros interesses que possam atrair o olhar do visitante. Esse trabalho está em pleno andamento e a primeira fase, já concluída, refere-se ao levantamento do conteúdo inicial e lançamento da plataforma digital (1).

Praça da República, ponto de referência do “Passeio República”
Foto Rafael Schimidt [Fotoarquitetura]

Nessa primeira etapa são sugeridos passeios por dezenas de pontos de interesse em torno do edifício sede do IAB/SP, no centro de São Paulo. Dali partem cinco rotas possíveis passando pelas praças que formam um pentágono em volta da área de abrangência. O raio de apenas 600 metros foi assim estabelecido devido aos recursos disponíveis para a produção do conteúdo nessa fase.

Para a escolha dos pontos de interesse arquitetônico, levou-se em consideração o conhecimento embasado de autoria e data dos projetos. A partir dessa escolha, estão sendo redigidos os verbetes com informações detalhadas de cada lugar. Até o momento, foram elencados 50 pontos iniciais, mas sabe-se que ainda existem muitos outros a serem catalogados.

Para as próximas fases, pretendem-se diversas ações como: aumentar a área de abrangência inicial, incluindo até outras centralidades e regiões da cidade; tradução do conteúdo escrito para outras línguas; e interatividade entre os usuários e a plataforma digital.

Praça Roosevelt, ponto de referência do “Passeio Roosevelt”
Foto Rafael Schimidt [Fotoarquitetura]

nota

1
Passeios de Arquitetura IAB SP <www.passeiosiabsp.com.br>.

realização
Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo

coordenação
Baldomero Navarro, Rafael Schimidt e Thiago Natal Duarte

programação da plataforma digital
Carambola Digital

pesquisa
Edson LucchiniMarco Aurelio Lagonegro e Maria Helena Flynn

fotografias
Fotoarquitetura

sobre o autor

Rafael Schimidt é arquiteto, mestre pela FAUUSP, doutorando pela FAU Mackenzie e professor da graduação do Complexo Educacional FMU FIAM FAAM.

comments

094.01 guia online
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

094

094.02 paisagem urbana

Itália medieval

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

094.03 viagem de estudo

Colônia do Paiol, Minas Gerais, Brasil

Fabio Jose Martins de Lima, Clara Xavier Marques, Daniela Pereira Almeida, Daniela Leão and Paula Martins Henriques Furtado

094.04 fotonovela

A reviravolta maravilhosa na vida de uma manequim!

Michel Gorski and Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided