Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Estação Ferroviária de Strassbourg. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
A Catedral de Notre-Dame de Strassbourg está comemorando a festa do milênio (1015-2015). Com 142 metros de altura foi a mais alta catedral gótica até as ampliações neogóticas do século 19 em igrejas similares.


how to quote

MORI, Victor Hugo. A Praça da Catedral e a Praça Gutenberg em Strassbourg. Ceci tuera cela. Le livre tuera l’édifice. Arquiteturismo, São Paulo, ano 09, n. 097.06, Vitruvius, abr. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/09.097/5564>.


No fim da Idade Média a catedral gótica era o grande livro da humanidade, o lugar onde o povo iletrado aprendia o que era permitido pela nobreza e pela Igreja. Os raros manuscritos estavam restritos aos religiosos e aos governantes. As artes (pintura, escultura, vitral, música), a história, a ciência, os evangelhos se abrigavam na arquitetura das catedrais. Os relógios astronômicos e os vitrais dos reis fundadores do Sacro Império Romano (depois, Germânico) conviviam com as representações da religião. Na parte externa, os demônios representados por quimeras e gárgulas aterrorizavam o mundo exterior cheio de tentações.

O escritor Victor Hugo, na sua obra que se passa no início do século 16, O corcunda de Notre-Dame”, atribui o fim destas catedrais ao surgimento da prensa inventada por Gutenberg em Strassbourg. Com um livro na mão, o vigário geral de Notre-Dame de Paris olha para a sua catedral e exclama: “Ceci tuera cela. Le livre tuera l’édifice” (Isto matará aquilo. O livro matará o edifício). A prensa fez muito mais, abriu as portas para o Renascimento, propagou como vento os protestos de Lutero e dividiu o cristianismo com a Reforma. Até mesmo a Catedral de Strassbourg chegou a abrigar o culto protestante até Luiz XIV incorporar a cidade à França.

A Catedral de Notre-Dame de Strassbourg está comemorando a festa do milênio (1015-2015). Com 142 metros de altura foi a mais alta catedral gótica até as ampliações neogóticas do século 19 em igrejas similares. A vista integral da fachada só é possível com o artifício da computação gráfica.

Arcos botantes na cobertura da Catedral de Notre-Dame de Strassbourg
Foto Victor Hugo Mori

sobre o autor

Victor Hugo Mori, arquiteto (Mackenzie, 1974) é funcionário do quadro funcional da 9ª SR/IPHAN de São Paulo.

comments

097.06 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

097

097.01 arquiteturismo em questão

Urbanidade e evidência conceitual

Maria Beatriz de Castro

097.02 viagem cultural

Dublin, patrimônio imaterial

Érico Masiero

097.03 viagem de estudo

Nostalgia de Salmona em Bogotá

Mauro Ferreira

097.04 paisagem construída

Abu Dhabi

Gustavo Pierozzi Takatori

097.05 filme de viagens

Quimpassi

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided