Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Fazenda Babilônia, Pirenópolis GO. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Segundo o curador Ian Duarte Lucas, pelas lentes do fotógrafo Valdeci Ribeiro observamos a natureza intocada do Piauí e vamos além: temos a oportunidade de refletir sobre um tempo que não é nosso, mas do mundo.


how to quote

LUCAS, Ian Duarte. Lembranças de um tempo que não acaba. A fotografia de Valdeci Ribeiro. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 116.09, Vitruvius, nov. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.116/6290>.


Tempo e lugar são decisivos na formação de nossas memórias. Pelas lentes de Valdeci Ribeiro (1) observamos a natureza intocada do Piauí e vamos além: temos a oportunidade de refletir sobre um tempo que não é nosso, mas do mundo.

Os grandes panoramas, lado a lado a detalhes e micro-cosmos, compõem o mosaico de lugares intimamente ligados à trajetória pessoal do fotógrafo. As belas paisagens da Serra da Capivara, do Delta do Parnaíba e das fazendas de Campo Maior, desconhecidas de muitos, ainda assim parecem nos trazer algo de muito familiar, traduzido pelo olhar afetivo de alguém que as conhece desde menino.

Em ressonância com o título da mostra, inspirado no poema “A Rua”, do conterrâneo piauiense Torquato Neto, é possível traçar paralelos com nossas vivências pessoais e questões universais. E é na delicada combinação de distintos períodos, lugares e não-lugares, que somos convocados a refletir sobre nossa passagem por este tempo.

nota

NE – texto curatorial da mostra individual de fotografias “Lembranças de um tempo que não acaba”, de Valdeci Ribeiro, Verve Galeria, 10 de novembro a 10 de dezembro de 2016.

1
Valdeci Ribeiro é médico endoscopista de formação e também atua como executivo na área de saúde. Seu convívio com imagens no dia-a-dia de consultório instigou sua curiosidade, e há 8 anos iniciou seus estudos no campo da fotografia. Muito ligado a pessoas e lugares, cultivou o hábito o hábito de viajar desde cedo, sem nunca esquecer suas origens. Os diversos cursos, workshops e viagens dedicados ao tema lhe renderam inúmeras premiações, tais como 1º e 2º prêmios do Concurso Municipal de Fotografia Paisagística de Teresina de 2014, 1º lugar Concurso fotográfico UniCred, em 2014 e 2015.

sobre o autor

Ian Duarte Lucas é curador da exposição.

comments

116.09 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

116

116.01 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Abilio Guerra and Felipe SS Rodrigues

116.02 na estrada

La ruta pasa (Paraguai)

André Luiz Joanilho

116.03 arquiteturismo em questão

A forma negativa

Valéria Salgueiro

116.04 eu estive lá...

Casas e aldeias guaranis em Aracruz, Espírito Santo

Simone Neiva

116.05 histórias iphantásticas

Estação Ferroviária de Piranhas AL

Victor Hugo Mori

116.06 memória histórica

O monumento aos pracinhas

Dulce Rosa de Bacelar Rocque

116.07 paisagem construída

Capela Kresge no MIT

Klaus Chaves Alberto

116.08 viagem de trabalho

Lago de Sobradinho

Sanane Santos Sampaio

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided