Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Forte de São João, Bertioga SP. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Quanta coisa é possível ver, descobrir ou imaginar em uma cena corriqueira na cidade indiana de Jaipur, diante do Museu Albert Hall. Prosaica para os locais, um universo cifrado a ser descoberto, intuído ou inventado pelo olhar estrangeiro.


how to quote

MORI, Victor Hugo; GUERRA, Abilio. Diante do Museu Albert Hall em Jaipur, Índia. Histórias verossímeis para uma foto verdadeira. Arquiteturismo, São Paulo, ano 11, n. 129.04, Vitruvius, dez. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/11.129/6819>.


O Museu Albert Hall em Jaipur, Índia, foi projetado pelo engenheiro-arquiteto Swinton Jacob. Em estilo eclético que evoca motivos de arquiteturas orientais variadas, o Museu Central – como é também conhecido – ocupa posição de destaque no Jardim Ram Niwas, centro expandido da cidade de três milhões de habitantes.

Além de abrigar rica coleção de objetos artesanais em madeiras, pedras, metais e marfim, a exuberância e suntuosidade de suas formas sugerem ocorrências prosaicas ou exóticas, que pouco ou nada se relacionam com sua vocação museológica.

Em uma tarde nublada de um final de semana uma única tomada abriga um sem número de pequenas histórias pessoais e coletivas.

As aves voam céleres para a cúpula e elementos arquitetônicos no cimo da construção e as velhas crentes da localidade entendem como uma mensagem vinda do além carregada de maus augúrios, presságios de tragédias, catástrofes ou desgraças.

Uma antiga lenda local associa a revoada a prognóstico mais alvissareiro, quando o anúncio da tempestade levou um cavalheiro valioso de bens e ideias ao encontro de uma bela donzela então desenganada de maridos com o avançado de seus quase vinte anos, já refugiada nos altos balcões paternos. Ocorreu há muito tempo, na época dos gigantes e dragões, mas seu eco chegou até os dias de hoje.

Diante do museu, turistas estrangeiros aguardam o horário de visitação no lado externo do gradil, observados por funcionários locais trajando roupas ocidentais.

Um homem de tez escura, indiano como só ele, igualmente trajando roupas ocidentais adequadas ao ponto turístico, tenta sem sucesso alugar um cavalo negro garboso, esse sim com adereços coloridos como pede a tradição.

Sorte melhor bafejou seu rival, mais jovem, mais magro e mais bonito, acocorado ao lado do seu equino negro igual a mirar em pose de desafio seu desafeto, enquanto o pai orgulhoso fotografa o garotinho entediado a troco de algumas centenas de rúpias ou qualquer moeda que valha por aquelas paragens.

Contradição típica do mundo globalizado, uma moça bonita trajando roupa preta de algodão turco muçulmano observa a paisagem e seus atores; a mão esquerda segura bolsa de grife famosa, a direita acaricia o tanque azul metálico de sua Hero Honda Splendor de 100 cilindradas, o corpo afirma uma mulher decidida e autônoma.

Indianas adolescentes, moças, maduras e velhas, trajando variados modelos do tradicional Saree indiano, caminham resolutas para a entrada principal do museu, onde parece que têm um compromisso importante e inadiável.

Escoltado por irmão e primo elegantes de magreza rija e roupas de casamento, o noivo ainda imberbe montado em cavalo branco carrega junto a si o irmãozinho caçula. Riqueza nas veste cerimoniais e nos enfeites encarnados e dourados do equino, tristeza cerimonial ou verdadeira em sua expressão fechada e de poucos amigos.

Quanta coisa é possível ver, descobrir ou imaginar em uma cena corriqueira diante do Museu Albert Hall na cidade indiana de Jaipur! Prosaico para os locais, um universo cifrado a ser revelado, intuído ou inventado pelo olhar estrangeiro.

ficha técnica

fotos
Victor Hugo Mori

roteiro da fotonovela
Abilio Guerra

fotonovelas

GORSKI, Michel. O maravilhoso surge quando menos se espera! Era uma vez em Siena... Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 053.08, Vitruvius, jul. 2011 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.053/3982>.

GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. A arte ensina quando menos se espera! Era uma vez em Londres... Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 057.06, Vitruvius, nov. 2011 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.057/4132>.

GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. Não vigiar o museu pode resultar em dano irreparável para a obra de arte! Era uma vez em Paris.... Arquiteturismo, São Paulo, ano 07, n. 079.06, Vitruvius, out. 2013 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/07.079/4931>.

GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. Fotógrafo do fotógrafo. Era uma vez em algumas cidades... Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 085.03, Vitruvius, mar. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.085/5082>.

GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. Qual será a cor? Era uma vez em Ronda... Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 087.05, Vitruvius, jul. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.087/5242>.

GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. A reviravolta maravilhosa na vida de uma manequim! Era uma vez em São Paulo... Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 094.04, Vitruvius, dez. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.094/5413>.

GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. A moça do cabelo azul. Uma perseguição implacável no High Line novaiorquino. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 111.07, Vitruvius, jun. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.111/6082>.

GUERRA, Abilio; ROMANO SANTOS, Silvana. A menor sala de cinema do mundo. Misterioso roubo na Exposição Museu do Louvre Pau-Brazyl. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 114.05, Vitruvius, set. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.114/6191>.

GORSKI, Michel; GUERRA, Abilio. O personagem de roupa e chapéu pretos. Mistério e suspense na exposição de René Magritte no Beaubourg. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 118.06, Vitruvius, jan. 2017 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.118/6365>.

MORI, Victor Hugo; GUERRA, Abilio. Diante do Museu Albert Hall em Jaipur, Índia. Histórias verossímeis para uma foto verdadeira. Arquiteturismo, São Paulo, ano 11, n. 129.04, Vitruvius, dez. 2017 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/11.129/6819>.

comments

129.04 fotonovela
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

129

129.01 ficção

Muur, a cidade de muros

Aline de Camargo Barros

129.02 na estrada

Amerika on the road

André Luiz Joanilho

129.03 paisagem construída

A professora, o arquiteto e o poeta

Milton Hatoum

129.05 arquiteturismo em questão

Decrecer ante la disneylandización del mundo

Humberto González Ortiz

129.06 eu estive lá!

Do cordão de isolamento: ano novo, realidade arcaica

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided