Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Segundo Luiz Fernando Janot, prevalece hoje na maioria das sociedades a ideologia do aqui e agora, ou seja, viver como se não existisse futuro e muito menos passado. O sonho de ver uma sociedade mais justa está sendo posto de lado?

how to quote

JANOT, Luiz Fernando. A cidade do amanhã. Drops, São Paulo, ano 15, n. 085.08, Vitruvius, out. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.085/5326>.


A partir de meados do século 19 ocorreu uma expressiva migração populacional do campo para as cidades em busca de empregos gerados pelos novos meios de produção industrial. Esse movimento se consolidou no século seguinte induzindo as cidades a crescerem e se expandirem para além dos seus limites territoriais. Conhecidas como metrópoles, essas grandes cidades passaram a formar regiões metropolitanas com as cidades vizinhas que gravitam no seu entorno.

Diante da estimativa de crescimento da população mundial de 7,2 bilhões de pessoas para 10 bilhões em 2050, ou seja, um aumento de aproximadamente 50% em apenas 35 anos, pensar o futuro das metrópoles nos obriga a pensar, simultaneamente, o futuro da humanidade. Três preocupações despontam neste momento: o desequilíbrio das condições climáticas, as dificuldades de produção de alimentos e moradia para esse imenso contingente populacional e o agravamento da desigualdade econômica e social.

Não há dúvida de que esse conjunto de fatores enseja uma reavaliação dos hábitos comportamentais das nossas sociedades e dos seus modelos de desenvolvimento. A produção de alimentos em larga escala está diretamente relacionada aos condicionantes ambientais, especialmente o aquecimento global, a poluição atmosférica, as variações de temperatura, as alterações no regime de chuvas e a escassez de recursos naturais. Por sua vez, a falta de moradia tende a se agravar na medida em que a concentração de renda se amplia e a desigualdade social contribui para a desagregação do tecido urbano das cidades.

Cidades são símbolos da existência humana e, como tal, refletem nos seus espaços públicos e privados a diversidade de valores culturais estratificados ao longo da história. Para se adequarem ao processo evolutivo das sociedades as cidades se transformam permanentemente. Cidades imutáveis perdem a sua razão de ser. Um exemplo de cidade que luta desesperadamente para sobreviver é Detroit, símbolo da poderosa indústria automobilística americana, que foi atingida pela nova realidade econômica mundial. Outras cidades espalhadas pelo mundo deverão passar por processo semelhante.

Marx, ao se referir às grandes transformações sociais e culturais introduzidas pela modernidade europeia durante o século 19, foi taxativo ao afirmar que “todas as relações fixas e enrijecidas, focadas na antiguidade e em veneráveis preconceitos e opiniões foram banidas; todas as novas relações se tornam antiquadas antes mesmo que chegassem a se consolidar. Tudo o que é sólido desmancha no ar”. O que diria, então, das recentes transformações de costumes decorrentes do emprego das novas tecnologias digitais, da velocidade dos meios de comunicação, da produção industrial globalizada e da desnacionalização do capital financeiro?

O que hoje está prevalecendo na maioria das sociedades é a ideologia do aqui e agora, ou seja, viver como se não existisse futuro e muito menos passado. O tempo das utopias foi esquecido e o sonho de ver uma sociedade mais justa, ao que parece, está sendo posto de lado. Ideias para tornar as cidades mais atraentes serão sempre bem vindas, afinal, é de ideias que se constrói o futuro. Em regimes democráticos essas ideias precisam ser amplamente discutidas de forma clara e transparente. No entanto, pela frivolidade com que as cidades estão sendo tratadas tudo leva a crer que elas são vistas como se fossem mercadorias descartáveis.

Em seu livro Cidades invisíveis, o saudoso escritor italiano Italo Calvino afirmou: “De uma cidade não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas”. Talvez seja este o caminho mais seguro para encontrar as respostas adequadas para a construção de uma cidade mais justa, humana e sustentável.

nota

NE
Publicação original: JANOT, Luiz Fernando. A cidade do amanhã. O Globo, Rio de Janeiro, 30 ago. 2014.

sobre o autor

Luiz Fernando Janot, arquiteto urbanista, professor da FAU UFRJ.

 

comments

085.08 urbanismo
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

085

085.01 homenagem

José Paulo de Bem (1943-2014)

Vida de arquiteto

Antonio Carlos Sant’Anna Jr

085.02 evento

ECAADE 2014

A fusão entre a academia e a prática profissional

Gabriela Celani

085.03 expografia

Lina Bo Bardi ganha presente de 100 anos

Os cavaletes de vidro estarão de volta ao Masp

Renato Anelli

085.04 homenagem

Carlos Dias, Lito (1961-2014)

Arquiteto, pintor, amigo

Lucas Fehr

085.05 exposição

Aquatecimentos

Sobre a mostra “Rios e ruas – intervenções”

Marcello Dantas

085.06 bienal de veneza 2014

Fundamentals

Curadoria como discurso

Anne Capelo

085.07 evento

Força jovem

Resumo da IX Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, Rosário, Argentina

Roberto Ghione

085.09 sociedade

O caminho da inclusão

Jessé de Souza

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided