Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Nadia Somekh, membro da área de arquitetura e urbanismo da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, apresenta os motivos da premiação do arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva na categoria “conjunto de obra”.

how to quote

SOMEKH, Nadia. Pedro Paulo de Melo Saraiva, sensibilidade e precisão. Premio APCA 2015, categoria “Conjunto da obra”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 16, n. 101.01, Vitruvius, fev. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.101/5920>.


A obra do professor arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva, formado pelo Mackenzie em 1955, se destaca pela diversidade e longevidade – com pouco mais de 20 anos, já ganhava concursos antes mesmo de se formar. Destacou-se não só por edifícios residenciais, comerciais, administrativos, esportivos, mas também por um conjunto expressivo de construções escolares. Participou ainda de muitos concursos públicos e foi agraciado com o colar de ouro pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, conferido em 2003.

Além do reconhecimento do IAB que foi conferido a nomes como Oscar Niemeyer, Fabio Penteado, Jayme Lerner, Ruy Ohtake entre outros poucos (desde sua criação, apenas 29 colares foram atribuídos), Saraiva teve sua obra reconhecida no 4º Congresso Docomomo em São Paulo em 2005 e ainda recebeu o título de doutor por notório saber pela Universidade Presbiteriana Mackenzie no ano de 2013. Na sua trajetória, que pode ser periodizada, sempre se pautou pela militância que congregou originalidade e precisão individual ao brilho dos expoentes com quem trabalhou.

Nos anos 1950/1960 produziu projetos residenciais e comerciais de volumes e formas puras. É desse período o edifício icônico na Avenida Paulista, o Palácio Quinta Avenida, projetado com Miguel Juliano. De 1962 a 1968, ao lado de Paulo Mendes da Rocha, foi professor assistente de Vilanova Artigas na FAU USP, e nos anos de chumbo vai para a Universidade de Brasília, onde substitui Lelé, João Filgueiras, no Centro de Planejamento. Ainda nos anos 1960 projeta o Clube XV em Santos, com Francisco Petracco, e a Sede do Clube Sírio, com Sami Bussab.

Essas experiências o credenciam a, no final dos anos 1960, voltar a Florianópolis para coordenar o planejamento integrado metropolitano e projetar a ponte Colombo Salles. Ainda em Florianópolis se destaca nos projetos icônicos da sua cidade natal: Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com Paulo Mendes da Rocha e Alfredo Paesani, e o Palácio da Justiça, com Francisco Petracco e Sami Bussab.

Entre os anos 1970/1980 projeta 32 agências bancárias da Caixa e inúmeras escolas para a Conesp. Nesse período também assume a Presidência do IAB e nos tempos do BNH projeta inúmeros edifícios residenciais, sendo também autor do projeto da Prodesp, com Setsuo Kamada.

Os anos 1990/2000 são marcados pelo seu retorno a docência: a reintegração na FAU USP e como professor de projeto de arquitetura no Mackenzie desde 1992 até hoje, bem como a participação em inúmeros concursos e o reconhecido projeto de reabilitação do Mercado Municipal de São Paulo em 2004.

Em 2012 apresenta ao Conpresp o projeto de uma nova centralidade no bairro da Luz, onde a sua marca na arquitetura moderna se compõe com as preexistências do bairro histórico. Embora aprovado, ainda o projeto não foi implantado.

Independentemente de rótulos, Pedro Paulo de Melo Saraiva representa a singularidade da arquitetura moderna brasileira, e citando os comentários do seu notório saber: o rigor e competência executiva tornaram sua produção uma referência para São Paulo e para o Brasil.

nota

NE – Este texto é desenvolvimento da justificativa de premiação presente na Ata de Premiação APCA 2015, assinada pelos críticos de arquitetura filiados à Associação Paulista de Críticos de Arte. Os prêmios outorgados nas sete categorias – Homenagem pelo conjunto da obra, Espaço público, Urbanidade: Obra de arquitetura no exterior, Obra de arquitetura no Brasil, Patrimônio cultural e Memória – foram selecionados por unanimidade ou maioria a partir de critérios discutidos coletivamente. A responsabilidade de redação final coube a um determinado crítico, mas os argumentos foram discutidos coletivamente pelos críticos de arquitetura Abilio Guerra, Fernando Serapião, Guilherme Wisnik, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli. A lista dos artigos referentes aos sete prêmios da Arquitetura é a seguinte:

SOMEKH, Nadia. Pedro Paulo de Melo Saraiva, sensibilidade e precisão. Premio APCA 2015, categoria “Conjunto da obra”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 17, n. 101.01, Vitruvius, fev. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.101/5920>.

ANELLI, Renato. Recuperação do Masp: Heitor Martins (presidente), Adriano Pedrosa (curador), Martin Corullon e Gustavo Cedroni (arquitet. Premio APCA 2015, categoria “Patrimônio cultural”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 17, n. 101.02, Vitruvius, fev. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.101/5924>.

WISNIK, Guilherme. Vilanova Artigas, 100 anos: conjunto de iniciativas coordenadas por Rosa Artigas. Prêmio APCA 2015, categoria “Memória”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 17, n. 101.03, Vitruvius, fev. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.101/5933>.

CAMARGO, Mônica Junqueira de. Conjunto de projetos sociais em São Paulo elaborados por Boldarini Arquitetos Associados. Prêmio APCA 2015, categoria “Urbanidade”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo". Drops, São Paulo, ano 17, n. 101.04, Vitruvius, fev. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.101/5936>.

VILLAC, Maria Isabel. Museu dos Coches em Lisboa, de Paulo Mendes da Rocha, MMBB Arquitetos e Bak Gordon Arquitectos. Premio APCA 2015, categoria “Obra de arquitetura no exterior”, modalidade “Arquitetura e Urbanismo. Drops, São Paulo, ano 17, n. 101.06, Vitruvius, mar. 2017 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.101/5960>.

No prelo:

GUERRA, Abilio. Parques Sabesp em São Paulo, de Levisky Arquitetos. Premio APCA 2015, categoria “Espaço público”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo".

SERAPIAO, Fernando. Galeria Cláudia Andujar em Inhotim, de Arquitetos Associados. Premio APCA 2015, categoria “Obra de arquitetura no Brasil”, modalidade "Arquitetura e Urbanismo".

sobre a autora

Nadia Somekh é professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e Presidente do Conpresp.

Palácio Quinta Avenida, São Paulo, 1958. Arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva e Miguel Juliano
Foto Abilio Guerra

Clube XV, Santos, 1963. Arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva e Francisco Petracco
Imagem divulgação

Sede do Clube Sírio, São Paulo, 1966. Arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva e Sami Bussab.
Imagem divulgação

Sede da Prodesp, Taboão da Serra, 1975. Arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva e Setsuo Kamada
Foto divulgação [Acervo Prodesp]

Revitalização do Mercado Municipal, São Paulo, 2002. Arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva, Sérgio Ficher, Henrique Cambiaghi, José Carlos Lodovici e Carlos Henrique Vieira
Foto Pedro Melo Saraiva

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided