Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Jayme Campello Fonseca Rodrigues, arquiteto de grande expressão nos anos 1930 e início de 1940, autor do edifício Sobre as Ondas em Santos, faleceu jovem e mereceu injusto ostracismo. Sua obra é resgatada agora com livro de Hugo Segawa.

how to quote

SEGAWA, Hugo. Jayme Campello Fonseca Rodrigues. Um livro que traz uma cápsula do tempo. Drops, São Paulo, ano 17, n. 110.05, Vitruvius, nov. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.110/6280>.


Perspectiva de apresentação do edifício-sede do IAPETC São Paulo, 1939-1943
Foto divulgação [Arquivo JCFR]


Este livro não existiria não fosse o zelo de Maria Helena (1910-1989) e Vera Maria (1935-2015) que, desde 1946, preservaram a memória e o acervo técnico do marido e do pai.

Jayme Campello Fonseca Rodrigues (1905-1946) foi colega de turma de Oswaldo Bratke, contemporâneo de Eduardo Kneese de Mello e Henrique Mindlin no curso de Arquitetura da Escola de Engenharia Mackenzie.

Até 1946, ele havia realizado projetos de urbanização e habitação social para o IAPC e IAPETC, bem como suas sedes na capital paulista; desenvolveu propostas de paisagismo, prédios de apartamentos e casas, hospitais, arquitetura de interiores, mobiliário, luminárias e objetos. Tinha um conjunto de realizações mais extenso que seus colegas de geração. Provavelmente, ao lado de Rino Levi, mantinha o maior (se não o maior mesmo) escritório de projetos de arquitetura de São Paulo. Por ele passaram arquitetos como Migue Forte, Aníbal Martins Clemente e Oswaldo Corrêa Gonçalves. Mede-se seu prestígio por ter sido fundador e primeiro vice-presidente do IAB/SP.

O livro se organiza em sete partes: “Uma cápsula do tempo” é a narrativa da guarda e resgate de uma documentação conservada pela viúva e filhas: desenhos originais, croquis, memoriais técnicos, fotografias, diários, correspondência de escritório, arquivo técnico que se preservou, quase íntegro, por 70 anos; “Uma viagem de 41 anos” é a biografia e trajetória profissional de JCFR, uma leitura realizada a partir desses documentos e pesquisa de campo; “Um arquiteto emsemblier”, ensaio da professora Juliana Suzuki (DAU-UFPR) que analisa o design de interiores, projeto de mobiliário e objetos e comunicação visual desenvolvido pelo arquiteto; “Um cinema do ano 2000” narra um episódio da descentralização da Cinelândia carioca, com o projeto do Cine São Luiz, no Catete, Rio de Janeiro; “Não se limitou a erguer paredes lisas” é o registro do projeto e obra da casa do arquiteto na Rua Ceará, 202 e sua vizinha; “Edifícios dignos da importantíssima classe” é o estudo da professora Nilce Aravecchia-Botas (FAU USP) sobre os projetos para os IAPs – sedes administrativas e conjuntos habitacionais – que JCFR desenvolveu para o governo Getúlio Vargas; e “Um palácio de sonho debruçado sobre o mar” é a crônica da criação do cult edifício Sobre as Ondas, no Guarujá, que JCFR não chegou a ver construído.

Sua morte, aos 41 anos, interrompeu uma carreira em plena ascensão. O canto do cisne foi o edifício Sobre as Ondas, tombado pelo Condephaat.

O Sobre as Ondas (1) parecia apontar novos rumos para um arquiteto cujos desenhos se referenciavam na estética dos transatlânticos, no streamline, no gosto art déco. Era um designer que dialogava com Rob Mallet-Stevens, Pierre Patout, Michel Roux-Spitz, Bruno Elkouken, J.-E. Ruhlmann, J.-E. Leleu, Ivan da Silva Bruhns. Antecipando muitos colegas, desde cedo dedicou-se à arquitetura de interiores e projeto de mobiliário, em sintonia com o que se fazia de mais refinado nos Estados Unidos e Europa nos anos 1930/40.

Seu desaparecimento prematuro também o fez desaparecer da História da Arquitetura e do Design. Esta pequena mostra é o início do resgate de uma obra e um personagem que foi um ponto de inflexão na arquitetura paulista e brasileira.

Este livro, fragmento da documentação preservada por Maria Helena e Veria Maria, é lançado aos 111 anos do nascimento, e 70 anos da morte de JCFR.

notas

1
NE – ver: DIAS, Maurício Azenha. Edifício "Sobre as Ondas", um ícone da arquitetura moderna no litoral brasileiro. Arquitextos, São Paulo, ano 03, n. 033.04, Vitruvius, fev. 2003 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.033/708>.

sobre o autor

Hugo Segawa é arquiteto, professor da FAU USP, é organizador do livro Jayme C. Fonseca Rodrigues Arquiteto (BEĨ Editora, 2016), com lançamento no dia 17 de novembro de 2016, às 19h, na Casa do arquiteto, Rua Ceará, 202, Higienópolis, São Paulo, com apresentações de Hugo Segawa, Juliana Suzuki, Nilce Aravecchia-Botas e da família.

Imagem inédita do ateliê de Arquitetura no Mackenzie College, provavelmente em 1929 ou 1930. O professor e alguns alunos estão identificados
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

JCFR posando junto ao desenho apresentado como projeto de conclusão do curso de Arquitetura, 1930
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Hall de entrada da residência Antônio da Fonseca Rodrigues, 1931
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Hall de entrada da residência Antônio da Fonseca Rodrigues, 1931
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Projeto de interiores da ala residencial do Palácio Campos Elíseos, São Paulo. Gabinete do governador Armando de Salles Oliveira, 1935
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Perspectiva de apresentação da fachada principal do Cine São Luiz, na Rua do Catete, Rio de Janeiro, 1933-1937
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Grande Hall do Cine São Luiz. Rio de Janeiro, 1933-1937
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Sala de projeção do Cine São Luiz. Rio de Janeiro, 1933-1937
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Desenho de pormenores de corrimões e gradis do edifício-sede do IAPETC São Paulo, 1939-1943
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Detalhamento do letreiro de concreto do edifício-sede do IAPETC São Paulo, 1939-1943
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Entrada do edifício-sede do IAPETC São Paulo, 1939-1943
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

Fundação do IAB/SP. Da esquerda para direita: JCFR, Eduardo Kneese de Mello, Hermínio de Andrade Silva, Paulo Camargo de Almeida, 1943
Foto divulgação [Arquivo JCFR]

 

comments

110.05 publicação
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

110

110.01 pesquisa

Carta ao Ministro Kassab

Em protesto à reforma do MCTIC

Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

110.02 história

Carta para Oscar Niemeyer

Sobre o monumento em Monte Castelo em homenagem aos pracinhas

Francesco Arnoaldi Berti

110.03 paisagismo

Ruínas do Teatro Nacional

Um jardim sem frutos proibidos

Felipe SS Rodrigues

110.04 política

A arte de acumular cargos no Reino da Bélgica

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

110.06 homenagem

Paulo Mendes da Rocha, arquiteto

Rafael Antonio Cunha Perrone

110.07 fotografia

Fábio Del Re, Série Morandi

Como transformar objetos em imagens distendidas no tempo

Luísa Kiefer

110.08 crítica

Cegueira e arte

Sobre olhares e escolhas

Carolina Nader

110.09 exposição

Cripta Djan, em nome do pixo

Sobre o pichador que virou artista

Gustavo Lassala

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided