Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Luiz Carlos Toledo, arquiteto responsável pelo Plano Diretor Sócio-Espacial da Rocinha, lembra o prefeito Marcelo Crivella que a comunidade já conta com planejamento urbano a partir de suas necessidades reais.

how to quote

TOLEDO, Luiz Carlos. A Rocinha não precisa e não quer banho de loja, quer e merece muito mais! Drops, São Paulo, ano 18, n. 120.09, Vitruvius, set. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/18.120/6711>.



O que menos a Rocinha precisa é de um banho de loja, neste momento em que seus moradores estão, mais uma vez, prisioneiros de uma guerra que parece não ter fim.

Acredito que o prefeito Marcelo Crivella prometeu dar o referido banho em um momento de grande emoção, afinal é preciso coragem para visitar o front da batalha, mesmo contando com a proteção do exército e da polícia.

A garganta fica seca e o perigo de uma bala perdida faz, qualquer um, dizer a primeira coisa que vem à cabeça, por conta disso não devemos crucificar o prefeito, o que temos a fazer é informá-lo de que o povo da Rocinha sabe o que quer, além da paz de que tanto precisa.

Será que ninguém contou para o senhor que, há doze anos atrás, o Governo do Estado mandou fazer um Plano Diretor para a favela?

Sei disso, porque coube a mim coordenar a equipe vencedora, transferindo meu escritório, durante um ano e meio, para dentro da Rocinha. Foi essa a melhor forma que encontramos para fazer o Plano Diretor Sócio Espacial da Rocinha com os moradores e não para os moradores, como habitualmente se faz.

O Plano, com ampla participação da população, foi responsável pela construção do Complexo Esportivo da Rocinha, da passarela, do alargamento da Rua 4, da Biblioteca Parque e da construção de 150 apartamentos.

Mais recentemente, o Plano foi utilizado pelos moradores como respaldo técnico para rejeitar a implantação do teleférico na Rocinha e, em contrapartida, para exigir saneamento.

As diretrizes, planos setoriais e projetos do Plano Diretor estão disponíveis na Caixa Econômica Federal e na Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro – EMOP, responsáveis, respectivamente, pelo financiamento e fiscalização das obras.

Tenho certeza que o Prefeito Crivella prestaria um enorme serviço à Rocinha e ao Rio de Janeiro se, em vez de começar do zero, desse uma olhada no Plano Diretor Sócio-Espacial da Rocinha e, se gostasse do que ali está proposto para transformar a favela num verdadeiro bairro, fizesse dele um Plano de Governo, compromisso desta e das próximas administrações.

sobre o autor

Luiz Carlos Toledo, arquiteto, mestre e doutor pelo PROARQ-UFRJ, diretor da Mayerhofer & Toledo Arquitetura, autor do Plano Diretor Sócio-Espacial da Rocinha (2006) e diretor da Casa de Estudos Urbanos. Recebeu do IAB-RJ o título de Arquiteto do Ano em 2009.

 

comments

120.09 urbanização
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

120

120.01 coletivo

Goma oficina

Horizontalidade, troca e aprendizagem contínua

Maria Cau Levy and Vitor Pena

120.02 homenagem

Parabéns, papai

Ana Paula Bruno

120.03 crítica

Um olhar sobre Exodus de Rem Koolhaas

Emílio Bertholdo Neto

120.04 censura

Erotismo em tempos de cólera e boçalidade

Jorge Coli

120.05 urbanização

Definitivamente, Brasília não é uma cloaca!

Concordando com Milton Hatoum

Aldo Paviani

120.06 cidade

O retorno dos criativos

A Galeria Metrópole e os edifícios multifuncionais

Emílio Bertholdo Neto

120.07 política

Sobre a corrupção no Primeiro Mundo: isto existe?

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

120.08 premio

RCR Arquitectes

Premio Pritzker, o que lo improbable suceda en el espacio

Humberto González Ortiz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided