Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Ethel Leon, crítica de design, comenta sua visita à Exposição Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018), curadoria de Celso Lima e Neide Jallageas, em cartaz no Sesc Pompeia de 26 de junho a 30 de setembro de 2018.

how to quote

LEON, Ethel. Vkhutemas e Vkhutein, as escolas soviéticas dos anos 1920. Arquitetura, moda e design em tempos revolucionários. Drops, São Paulo, ano 19, n. 130.06, Vitruvius, jul. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.130/7057>.



Não é preciso, já que a exposição está sendo muito visitada e comentada (1). Mas não quero deixar de registrar: que maravilha a mostra sobre as escolas soviéticas dos anos 1920 – Vkhutemas e Vkhutein (2) –, que está no Sesc Pompeia!

O projeto de Celso Lima e Neide Jallageas acertou em cheio ao propor um percurso e uma expografia bem didáticos, com muitos textos, já que estas escolas são praticamente desconhecidas no Brasil e em boa parte do mundo.

A pesquisa foi notável e o esforço de realização com vídeos, maquetes, modelos tridimensionais, cartazes e uma seleção de louças, reprodução de padrões têxteis (em lindíssima apresentação), roupas dá uma boa ideia do que foi essa experiência que reverberou tanto na prática de artistas construtivistas da Europa Central e que ecoa até hoje em inúmeros projetos, sobretudo os gráficos.

Os curadores propõem uma série de mesas redondas em setembro (3) e aí será, talvez, o espaço de discutir alguns aspectos desses projetos. Por exemplo, facetas autoritárias presentes nos objetos desse período (penso na crítica realizada por Victor Margolin); o esmagamento dos artistas anarquistas pelos bolcheviques; as contradições entre eles e tantas outras questões dessas escolas cujas contradições só revelam a riqueza do período.

E também o imenso legado, que chegou aos Estados Unidos via Lazlo Moholy-Nagy. E que, de forma bem enviesada, aportou entre nós, na experiência da primeira escola de design do Brasil, o Instituto de Arte Contemporânea do Masp, fundado em 1951.

Dá para voltar várias vezes – é o que vou fazer! – tentando aprender mais. Quando visitei não havia uma só publicação à disposição do público, mas fiquei sabendo da existência de catálogo completo com textos explicativos (4). Vou voltar e pegar o meu!

notas

1
Exposição Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018), curadoria de Celso Lima e Neide Jallageas, expografia Goma Oficina/Maria Cau Levy, Julio Mariutti, Sesc Pompeia, São Paulo, 26 de junho a 30 de setembro de 2018.

2
“Os Svomas (Atelies Livres de Artes e Oficios de Moscou) foram fundados em 1918 com a proposta de estruturar novas pedagogias para o ensino democratizante de arte e design (artes industriais) reivindicadas pelos "artistas de esquerda", grupos de artistas e intelectuais alinhados à Revolução de Outubro de 1917. Os Svomas são unificados à Escola Stroganov e à Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou em dezembro de 1920 por decreto de Lênin, formando os Vkhutemas, acrônimo de Ateliês Superiores Técnico-Artísticos Estatais de Moscou. A partir de então, até 1927, quando se torna Vkhutein, toda a produção de arte e design nos ateliês seguirá as diretrizes conceituais do construtivismo e produtivismo, a partir das novas pedagogias surgidas nos Svomas, até sucumbir aos revisionismos e intervenções do Estado centralizador soviético que culminam com seu fechamento em 1930”. Programa do curso "Svomas/Vkhutemas – Ateliês Livres de Artes e Ofícios de Moscou", Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo <http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/svomas-vkhutemas-atelies-livres-de-artes-e-oficios-de-moscou>.

3
Programa disponível no link acima.

4
LIMA, Celso; JALLAGEAS, Neide (Cur.). Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018). Catálogo de exposição. Textos de Gueórgui Tíkhonovitch Krútikov e S. Khan-Magomiédov. Projeto Gráfico Goma Oficina/Maria Cau Levy, Julio Mariutti e Ana David. São Paulo, Sesc São Paulo, 2018.

sobre a autora

Ethel Leon é jornalista, pesquisadora, professora na área de história do design brasileiro e autora dos livros Memórias do design brasileiro, IAC – Primeira Escola de Design do Brasil, Michel Arnoult, design e utopia – móveis em série para todos e Design brasileiro – quem fez, quem faz.

Exposição Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018), Monumento à Terceira Internacional de Vladimir Tatlin, recriação Goma Oficina/Guilherme Tanaka
Foto Silvana Romano

Exposição Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018), figurino de Kazimir Maliévitch para a ópera Vitória sobre o Sol
Foto Silvana Romano

Exposição Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018), Architekton Alpha de Kazimir Maliévitch, recriação Goma Oficina/Guilherme Tanaka
Foto Ethel Leon

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided