Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

how to quote

SEDREZ, Maycon; CELANI, Gabriela. A forma não importa. Entrevista com Arnold Walz. Entrevista, São Paulo, ano 15, n. 058.03, Vitruvius, jun. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/15.058/5208>.


Arnold Walz
Foto Gabriela Celani

Arnold Walz é arquiteto e sócio fundador da empresa designtoproduction (www.designtoproduction.com) gerenciando o escritório em Stuttgart. Ele estudou arquitetura na Universidade de Stuttgart e foi um pioneiro no desenvolvimento de modelos CAD paramétricos para o planejamento da construção. Ele ajudou a melhorar o trabalho da mão de obra e a precisão na execução de alguns dos edifícios mais comentados nos últimos anos como o Museu Mercedez Benz em Stuttgart, Zentrum Paul Klee em Berna, P&C Weltstadthaus em Colônia, Museu Porsche, a Sede da Lufthansa Frankfurt entre outros.

O trabalho realizado por designtoproduction - definido pelos seus diretores como organizar, otimizar, simplificar e materializar - surgiu como um novo tipo de habilidade em arquitetura que é fundamental para a produção da arquitetura contemporânea. Atualmente, alguns dos escritórios de arquitetura e engenharia líderes na Europa e América do Norte têm criado internamente grupos especiais de projeto ou grupos especiais de modelagem, formados por programadores, matemáticos, arquitetos e engenheiros trabalhando especificamente para encontrar soluções para o projeto e a construção de geometrias complexas. As empresas que não possuem este grupo interno têm a opção de contratar consultores especializados como a empresa designtoproduction.

Arnold Walz
Foto Gabriela Celani

Walz veio ao Brasil em maio de 2014 para palestrar e participar de discussões sobre a fabricação digital no Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC - lapac.fec.unicamp.br) na Universidade de Campinas (Unicamp) com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Durante uma das discussões com os pesquisadores de diferentes universidades uma interessante questão surgiu: se o escritório tem que, muitas vezes, recriar completamente a geometria em determinados projetos, ou interferir na seleção de materiais, como eles lidam com a questão da autoria? De acordo com Walz, a maioria dos arquitetos nunca irá reconhecer a contribuição dele para o projeto. Contudo, isto trouxe uma interessante discussão sobre o fim do conceito moderno de autoria, baseado na ideia do arquiteto como um criador solitário, e não como um membro de uma equipe cada vez maior de especialistas.

A entrevista a seguir é subdividida em dois blocos. Na primeira parte, Walz explica o tipo de trabalho realizado na desingtoproduction e seus aspectos técnicos, como o tipo de programas computacionais usados e o nível de interferência no projeto dos arquitetos. Na segunda parte, a discussão fica mais teórica e a relação entre aspectos técnicos e intenções arquitetônicas é estabelecida. Walz termina cogitando o que virá a seguir na arquitetura.

comments

058.03 tecnologia
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

share

058

058.01

Eu vivo numa ilha

Otavio Leonidio

058.02

Entrevista com André Corrêa do Lago

Adalberto Retto Jr.

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided