Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista concedida por Ermínia Maricato em João Pessoa PB. Aborda o papel do arquiteto e urbanista no século 21 e tece críticas a certas ideias lançadas na tentativa de problematizar o processo de urbanização no Brasil.

english
Interview with Ermínia Maricato in João Pessoa PB. It addresses the role of the architect and urbanist in the 21st century and criticizes certain ideas launched in an attempt to problematize the process of urbanization in Brazil.

español
Entrevista concedida por Ermínia Maricato en João Pessoa PB. Aborda el papel del arquitecto y urbanista en el siglo 21 y tensa críticas a ciertas ideas lanzadas en el intento de problematizar el proceso de urbanización en Brasil.

how to quote

SOARES, Alessandra; MAIA, Artur; ROSSI, Pedro. O papel social da arquitetura. Entrevista com Ermínia Maricato. Entrevista, São Paulo, ano 20, n. 078.01, Vitruvius, maio 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/20.078/7351>.


Ermínia Maricato em palestra na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa PB
Foto Pedro Rossi

O texto a seguir surgiu a partir de uma entrevista concedida por Ermínia Maricato, em fevereiro de 2018, na cidade de João Pessoa (PB), a Alessandra Soares, Artur Maia e Pedro Rossi. Sua visita à Paraíba se deu a convite da Diocese de Campina Grande para participar do I Seminário A Cidade É Nossa, organizado pela Frente Pelo Direito à Cidade. Na ocasião, participou, também, do lançamento da rede BR Cidades em João Pessoa, com palestra na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba (IAB.pb).

Ermínia Maricato é ativista política e uma das mais importantes pensadoras brasileiras da atualidade. Seu trabalho se volta, principalmente, ao debate crítico sobre o nosso processo periférico de urbanização. Já ocupou cargos públicos, como na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003-2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação. Profa. Colaboradora do Curso de Pós-Graduação da FAUUSP além de participar de corpos editoriais. Criadora do BR Cidades.

Sua fala se volta, principalmente, ao papel do arquiteto e urbanista no século 21, a críticas a certas ideias e conceitos lançados na tentativa de problematizar o processo de urbanização no Brasil. Também discorre sobre a importância das entidades vinculadas à profissão bem como aquelas que considera importante como forma de organização da sociedade civil contra os poderes hegemônicos estabelecidos na cidade, a exemplo da rede BR Cidades.

comments

078.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

078

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided