Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
Este é o quarto de uma série de cinco artigos que descrevem, em cinco pausas, o Pateo do Collegio, no Centro Histórico de São Paulo. A quarta pausa é a Igreja Anchieta.

english
This is the fourth of a five-paper series that describe, in five pauses, the Pateo do Collegio, in the São Paulo History Center. The fourth pause is the Church Anchieta.

español
Este es el cuarto de una serie de cinco artículos que describen, en cinco pausas, el Pateo do Collegio, en el Centro de Histórico de São Paulo. La cuarta pausa es la Iglesia Anchieta.

how to quote

FORTUNATO, Ivan. Geopoética no Centro Histórico de São Paulo. A quarta pausa do Pateo do Collegio, a Igreja Anchieta. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 189.03, Vitruvius, abr. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.189/5983>.


Quarta pausa: Igreja Anchieta, jan. 2012
Foto Ivan Fortunato


Este é o quarto de uma série de cinco artigos que descrevem, em cinco pausas, o Pateo do Collegio, no Centro Histórico de São Paulo. Depois de visitar o Museu Anchieta, a Praça Ilhas Canárias e os sobrados da aristocracia (1), chega-se à quarta pausa: a Igreja Anchieta.

O percurso pelo Pateo e seu entorno continua pela Rua Roberto Simonsen onde, ao lado esquerdo da fachada da Casa Número Um, está o acesso ao estacionamento que fica ao fundo do Pateo. Ao lado desse acesso, chega-se à quarta pausa, a qual se adentra pela porta do Memorial da Companhia de Jesus, onde há uma pequena sala destinada para venda de artefatos religiosos e souvenires do Pateo. Na sala do memorial está o balcão de credenciamento para ingresso na biblioteca Padre Vieira, que fica no subsolo da construção, onde há interessante acervo, repleto de material religioso e da história jesuíta. De volta ao andar térreo, pode-se visitar a nave central da igreja e o oratório (fig. 02) que presta tributo à memória do Beato José de Anchieta onde, além de textos e imagens sobre sua vida devota à religião, encontram-se em exposição duas relíquias, a saber: um manto por ele usado durante suas missões, e parte de seu fêmur...

Igreja Anchieta, nave central, fev. 2013
Foto Ivan Fortunato

Geraldo Dutra Moraes, no seu livro em homenagem ao Pateo, descreve minuciosamente cada altar e a capela-mor da igreja, cativado pela presença espiritual dos “veneráveis fundadores de Piratininga”, além de honrar o solo sagrado com poesia de Oliveira Ribeiro Neto:

Neste pátio sagrado, ajoelhada,
minha raça bendiz a honra bendita
em que pôde trazer-te, comovida,
minha terra de heróis predestinada –
o primeiro troféu que Deus te deu (2).

Igreja Anchieta, nave central, fev. 2013
Foto Ivan Fortunato

Essa forte e insistente presença da fé religiosa no Pateo do Collegio lhe confere um dos aspectos de lugar nomeado por Relph como “espírito de lugar”, ou genius loci, que é a ideia de que há lugares que foram habitados por deuses e espíritos, cujas evidências são concretamente observadas no lugar, sejam cerimônias religiosas e/ou construções. Mais do que simplesmente constatar a existência de elementos concretos que configuram esse aspecto particular do lugar, sua relação com o genius loci torna-se relevante não apenas porque eleva o sentido de lugar, mas, como anota Relph “o espírito de lugar é associado apenas a lugares excepcionais” (3)... tal como é o Pateo do Collegio.

Igreja Anchieta, fev. 2013
Foto Ivan Fortunato

notas

1
Este é o quarto de uma série de cinco artigos que descrevem, em cinco pausas, o Pateo do Collegio, no Centro Histórico de São Paulo. Os artigos da série são os seguintes:

FORTUNATO, Ivan. Geopoética no centro histórico de São Paulo. A primeira pausa do Pateo do Collegio. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 186.01, Vitruvius, jan. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.186/5868>.

FORTUNATO, Ivan. Geopoética no centro histórico de São Paulo. A segunda pausa do Pateo do Collegio, a Praça Ilhas Canárias. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 187.02, Vitruvius, fev. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.187/5923>.

FORTUNATO, Ivan. Geopoética no Centro Histórico de São Paulo. A terceira pausa do Pateo do Collegio, os sobrados da aristocracia. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 188.04, Vitruvius, mar. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.188/5974>.

FORTUNATO, Ivan. Geopoética no Centro Histórico de São Paulo. A quarta pausa do Pateo do Collegio, a Igreja Anchieta. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 189.03, Vitruvius, abr. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.189/5983>.

FORTUNATO, Ivan. Geopoética no Centro Histórico de São Paulo. A quinta pausa do Pateo do Collegio, o Largo Pateo do Collegio. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 190.02, Vitruvius, maio 2017 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.190/6024>.

2
RIBEIRO NETO, Oliveira. Apud MORAES, Geraldo Dutra de. A igreja e o colégio dos jesuítas de São Paulo. São Paulo, Prefeitura do Município, 1979, p. 98.

3
RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de lugar. Tradução de Eduardo Marandola Junior. In: MARANDOLA JUNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (Org.) Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012, p. 23.

sobre o autor

Ivan Fortunato tem pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela UFABCS. Doutor em Geografia pela Unesp. Líder do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Editor da revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Professor do IFSP/Itapetininga.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided