Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, divulga nota pública sobre tragédia ambiental em Brumadinho. Manifestando solidariedade à população, pede ação firme das autoridades brasileiras.

how to quote

CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Nota oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Sobre a tragédia de Brumadinho. Minha Cidade, São Paulo, ano 19, n. 222.07, Vitruvius, jan. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/19.222/7239>.


Imagem aérea do desastre ambiental de Brumadinho
Foto divulgação [Corpo de Bombeiros de Minas Gerais]


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil se solidariza com a população flagelada pelo rompimento de uma barragem do complexo de mineração da Vale do Rio Doce em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, o mais recente marco da destruição dos espaços construídos e do meio ambiente do país.

A triste expressão “mais uma tragédia anunciada” está a ponto de se banalizar no Brasil tamanha a repetição de acidentes ambientais, sendo o mais recente e até agora o mais devastador, o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, da mesma empresa, ocorrido há pouco mais de três anos.

Segundo dados do Ministério Público de Minas Gerais, o Estado tem mais de 400 barragens de rejeitos e quase 10% delas apresentam riscos, o que constitui séria ameaça para comunidades e fontes de abastecimento de água.

O descaso parece prevalecer na implantação e sobretudo na manutenção de muitas dessas barragens de áreas de mineração, além da comprovada falta de planos emergenciais para evitar que a lama destrua, em poucas horas, vidas e economias.

O levantamento do risco foi feito, uma nova tragédia aconteceu, o que se espera agora é um enfrentamento firme da questão pelo Poder Público e agilidade do Poder Judiciário na punição dos culpados dos desastres passados que ainda continuam em aberto.

Nossa preocupação se estende à situação do Instituto Inhotim, importante patrimônio cultural do país ameaçado pelo rompimento da barragem de Brumadinho.

sobre o autor

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR foi criado com a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da profissão.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided