Introdução
Parte de uma proposta maior, a recuperação ambiental e urbana do parque D. Pedro II – Projeto Especial Diagonal Sul, Parte 1 – o projeto de Requalificação Espacial do Mercado Municipal Paulistano destaca-se pela importância na função urbana que historicamente representa.
Inaugurado no início da década de 30, com a função de mercado central, hoje desempenha papel marginal no que se refere ao abastecimento da população.
Suas dimensões e influências na região cerealista do Centro e do Pari são inegáveis, como inegável também é sua importância como marco, em suas quase oito décadas de desempenho na vida e paisagem arquitetônica da cidade.
É um monumento, e, como tal, deve ser recuperado e preservado, mas conferindo-lhe funções renovadas, capazes não só de resgatar seu antigo brilho, mas também servir como símbolo de respeito e dignidade com que a administração de São Paulo cuida do seu passado e patrimônio.
O projeto de recuperação e requalificação do Mercado Municipal Paulistano não se limita somente ao edifício em si, ainda que este seja a meta principal, mas à área de entorno, estagnada em conseqüência das relações que a região mantém com o Mercado. Sua requalificação visa também a promoção do desenvolvimento da micro região através da regeneração do tecido urbano e econômico por meio da renovação física e programática do edifício e de seu entorno imediato.
A proposta
Assim, o objetivo do projeto, de abrangência multidisciplinar, consiste em readequar o edifício do Mercado às condições atuais de operacionalidade e segurança, aditando-lhe também renovadas funções, requalificando-o como novo Centro Varejista e Gastronômico da cidade de São Paulo.
Para tanto, foram propostas as seguintes intervenções:
- Conservação e Restauro do bem tombado;
- Recuperação da cobertura do edifício, incluindo captação das águas pluviais;
- Implementação de sistema de infraestrutura capaz de adequar todas as instalações necessárias ao funcionamento atual e futuro do Mercado;
- Iluminação interna ambiental e Externa monumental;
- Substituição do piso interno das circulações de usuários pedestres;
- Proposta de acessibilidade local incluindo urbanização e sistema viário;
- Estacionamento operacional / Doca de carga e descarga com plataforma elevada;
- Estacionamento para clientes;
- Modernização de toda a infraestrutura (água, esgoto, drenagem de águas pluviais, elétrica, telefonia, lógica, proteção à incêndio);
- Reformulação física e programática do edifício, incluindo:
– Novas circulações e acessos de carga e descarga, serviço e público;
– Subsolo abrigando novos itens do programa (sanitários públicos, vestiários de funcionários, refeitório, enfermaria, posto de segurança, acondicionamento de lixo, escritórios de agro-negócios, central de informática, administração, fraldário);
– Mezanino articulado às torres A e B, constituindo uma “Varanda de Alimentação”, abrigando restaurantes, lojas gastronômicas, escola de culinária, quiosques para cafés e flores, sanitários - e de onde contempla-se todo o interior do Mercado e os vitrais temáticos de Conrado Sorgenicht;
– Reformulação das torres do Mercado, abrigando então restaurantes típicos, padaria, choperia e piano bar.
Esta intervenção não poderá ser vista como demonstração isolada de vontade, mas como uma de muitas executadas ou que estão em desenvolvimento e implantação, e com elas deve associar-se e harmonizar-se, visando complementar a efetiva recuperação do Centro da cidade de São Paulo.
ficha técnica
Prefeitura do Município de São Paulo
Administração Prefeita Marta Suplicy
Secretário Waldemir Garreta
Emurb – Empresa Municipal de Urbanização
Presidente Nadia Somekh
Diretor de Desenvolvimento do Centro Marcos Barreto
Assessoria Técnica AçãoCentro Arqº André I. Leirner
Semab – Secretaria de Abastecimento
Secretário Valdemir Garreta
Arquitetura e Urbanização
Pedro Paulo de Melo Saraiva Arquitetos Associados S/C Ltda.
Arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva (coordenador); Engenheiro Emmanuel Prado Lopes;Arquitetos Fernando de Magalhães Mendonça, Pedro de Melo Saraiva, Alberto Guimarães, Fernanda Berlfein, Vivian Hori Hawthorne, Luciano Gouveia Braga de Lima; Designer Gráfica Fernanda de Melo Saraiva; Arqº André Wicenbach (maquete eletrônica)
Instalações Gerais
Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto Ltda.
Engenheiro Nelson Nagi Zahr (coordenador)
Hidráulica: Engenheiros Décio Luiz Goulart e Fernando dos Santos
Elétrica: Engenheiros José Alves Ferreira Júnior e Daniel Moreira Carneiro
Projetistas Vanderlei Prado Luzinik e Mário Sérgio da Silva
Engenheiro Alessandro Obara Ikari
Levantamentos “As Built”
D & V Serviços Técnicos
Engenheiro Nicola del Priore
Restauro do Patrimônio
Maria Luiza Dutra & Associados Arquitetura e Restauro
Arquiteta Maria Luiza Dutra (coordenador); Arquitetas Ana Carolina Giusti; Michelle Ticci; Carolina Martinez
Iluminação/Luminotécnica
Franco & Fortes Lighting Design
Arquiteto Gilberto Franco (coordenador); Arquitetos Carlos Fortes, Claudia Borges Shimabukuro, Letícia Mariotto, Orlando Marques, Rafael Salsa Corrêa
Sistema Viário
MS-Michel Sola Consultoria e Engenharia
Engenheiro Sergio Michel Sola (coordenador); Engenheiros Yogi Yamamoto e Mario Saito