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Projeto ganhador do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015. Através da construção de uma estrutura temporária o projeto Cota 10 promove uma de reflexão sobre os espaços que respiram após a demolição do elevado da perimetral.

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PORTAL VITRUVIUS. Cota 10. Projeto ganhador do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 176.01, Vitruvius, jul. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.176/5640>.


A derrubada do elevado da perimetral é uma das mais representativas ações decorrentes processo de transformação ao qual a cidade do Rio de Janeiro vem sendo submetida. Para além dos transtornos causados por sua desastrada inserção no tecido urbano da zona portuária, o elevado se consolidou como um importante dispositivo de conexão viária da metrópole carioca. Construído entre os anos 50 e 70, a estrutura existiu por meio século até que em abril de 2014 foi concluído seu ambicioso plano de demolição. Apesar de sua destruição ter sido massivamente divulgada e amplamente usada como ferramenta política, pouco se sabe sobre o plano de requalificação dos espaços gerados pela sua ausência.

Imagem da construção da perimetral cortando o antigo mercado municipal
Foto divulgação [Revista Manchete, 1967]

Menos de um ano depois da derrubada, o projeto Cota 10 surge no contexto da mostra de ocupação artística “Permanências e destruições”, que ocupou diversos lugares da cidade entre Janeiro e Fevereiro de 2015. Através da construção de uma estrutura temporária o projeto promove um espaço de reflexão sobre a demolição do elevado na altura da praça XV, aonde chegam todos os dias milhares de pessoas através das barcas que cruzam a Baía de Guanabara.

Demolição da Perimetral, 2014
Foto divulgação [Arquivo da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro]

A proposta consiste em uma escada em estrutura tubular que conduz o público até uma plataforma que se eleva a 10 metros do nível do solo da praça XV – precisamente a mesma altura da extinta bandeja da perimetral. A estrutura é implantada no trecho onde se erguia um dos pilares que sustentava o viaduto.

Praça XV depois da demolição da perimetral, 2015
Foto divulgação [Arquivo da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro]

A partir desta cota experimenta-se a praça XV de forma nunca antes explorada. Descortina-se a Baía de Guanabara por trás da estação das barcas, as copas das árvores se alinham com o horizonte, o ir e vir dos transeuntes se torna distante. Onde antes havia uma pesada infraestrutura agora há o vazio, o vento, a fragilidade de uma estrutura efêmera.

Praça XV após a demolição do elevado
Foto Rafael Salim

O corpo pode demorar-se onde um dia passou veloz.

Cota 10, na praça XV, Rio de Janeiro, transporte da estrutura tubular. Grua arquitetos
Foto divulgação [Acervo do autor]

Aspectos construtivos

O método construtivo empregado foi determinado por fatores que derivam tanto da natureza do espaço no qual se implantou a estrutura, quanto do limite orçamentário e de cronograma destinados á sua construção.


Foto divulgação [Acervo do autor]

As restrições de circulação de automóveis de carga no centro do Rio limitou o período de acesso ao local de implantação do projeto das 4am às 6am. Todo material usado na construção deveria ser descarregado neste horário. O custo disponível para a montagem da estrutura era de 14.000R$, e o tempo de licença concedido pela prefeitura da cidade era de apenas uma semana, incluindo os processos de montagem e desmontagem.

Cota 10, na praça XV, Rio de Janeiro, montagem da estrutura. Grua arquitetos
Foto divulgação [Acervo do autor]

O projeto Cota 10 é composto por módulos de estrutura tubular em aço (andaimes), o que possibilitou a montagem do conjunto dentro do orçamento previsto e sua montagem em apenas 36h, liberando a maior parte do tempo de licença para a visitação pública e gratuita. Foram gastos 118 R$ para cada m² construído.

Cota 10, na praça XV, Rio de Janeiro, montagem da estrutura. Grua arquitetos
Foto divulgação [Acervo do autor]

O baixo custo de implantação é garantido pelo reaproveitamento de suas peças em outras construções temporárias, sejam elas relativas à estrutura de grandes eventos ou ao aparato necessário ás obras de construção e reparo de construções ‘permanentes’.  As peças que constituem o Cota 10 se reuniram na praça XV durante uma semana, e depois desse período voltaram a se separar, se distribuindo pelas construções da cidade. Com o sistema de andaimes a ideia de reuso ganha dimensões ainda inalcançáveis para grande parte das arquiteturas.

Cota 10, na praça XV, Rio de Janeiro, estrutura tubular metálica. Grua arquitetos
Foto divulgação [Acervo do autor]

A possibilidade de reaproveitamento de suas peças se dá, em grande parte, por conta da característica de suas junções. Não existem conexões definitivas. A solda é substituída por simples encaixes que respondem à geometria requerida por cada situação de projeto. Os módulos de andaime funcionam como um sistema aberto, permitindo que sejam feitos ajustes sem que a integridade do todo seja comprometida.

Cota 10, na praça XV, Rio de Janeiro, montagem da estrutura. Grua arquitetos
Foto divulgação [Acervo do autor]

Também não existem fundações, a conexão física entre arquitetura e terreno se dá unicamente através da distribuição de suas cargas entre dezoito pontos  apoiados diretamente sobre o solo da praça. Sua estabilidade é garantida por oito blocos de concreto, com uma tonelada cada, apoiados sobre o piso e ligados ao patamar superior (nível + 10m) por meio de cabos de aço tensionados. O peso total dos blocos de concreto é de 8 toneladas, enquanto o restante da estrutura totaliza apenas 3 toneladas.

Cota 10, na praça XV, Rio de Janeiro, montagem da estrutura. Grua arquitetos
Foto divulgação [Acervo do autor]

A dimensão dos módulos em planta é de 2,10m por 2,80m, enquanto as das peças verticais são da ordem de 2,00m, com rosetas a cada 50 centímetros, permitindo uma maior liberdade na regulação em altura. As escadas, patamares e guarda-corpo também foram executados em estruturas pré-fabricadas da mesma natureza. Nenhum elemento estrutural ou de revestimento que fosse estranho ao processo de montagem de andaimes foi utilizado na construção.

Cota 10, na praça XV, Rio de Janeiro, montagem da estrutura. Grua arquitetos
Foto divulgação [Acervo do autor]

dados técnicos

projeto
Pedro Varella e Júlio Parente

curadoria
João Paulo Quintella

produção executiva
Daniela Moreira e Bebel Kastrup

assistência de curadoria
Claudio Seichi Kawakami Savaget

montagem e apoio
MVD

data de conclusão
01/2015

endereço
Praça XV, Rio de Janeiro

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176.01 intervenção urbana
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176

176.02 edifício urbano

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