Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Finalista do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel, a Cobertura do Mercado Público de Florianópolis parte – segundo seus autores Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes – dos conceitos de precisão e determinação, aos moldes de Ítalo Calvino.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Cobertura do Mercado Público de Florianópolis. Projetos, São Paulo, ano 17, n. 204.03, Vitruvius, dez. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/18.204/6811>.


“É preciso ser leve como o pássaro e não como a pluma”.
Paul Valéry, Coisas mortas, 1930 (1)

Há, no contexto onde se insere o projeto, uma multiplicidade de tempos concomitantes, pautados nos últimos 160 anos pela afluência de usuários ao Mercado Público de Florianópolis, cuja história inclui demolições, mudanças de local, renovações diversas, e a participação ativa de gerações de consumidores, vendedores e administradores. A nova cobertura para o vão central configura-se, então, como mais um elemento nessa narrativa, e como tal deve respeitar e adicionar ao existente sem tornar-se irrelevante ou caracterizar-se como mero fechamento. Cria-se uma nova escala, protegida dos elementos, com o intuito de suportar adequadamente novas histórias complementares: feiras temporárias, apresentações culturais, festividades, projeções desfiles etc.

Por tratar-se essencialmente de projeto arquitetônico composto por uma superfície que pousa sobre o contexto existente quase sem tocá-lo, a premissa da leveza, entendida como precisão e determinação aos moldes de Ítalo Calvino é condicionante fundamental. A leveza, assim percebida, não está vinculada meramente à uma ausência de peso do sistema construtivo, mas a uma certa tensão entre a força da gravidade e as peças de aço em forma de “V”, que encontram-se suspensas, à pairar fixamente um pouco acima da cota dos telhados existentes de maneira a criar um vazio por onde o ar circula livremente. Para realizar tal composição, buscou-se um sistema que permitisse a execução de grandes vãos com um mínimo de componentes e cujo arranjo é resultado de um pensamento simples: a localização dos dois pontos de apoio distantes 36m entre si deveria dar-se ao longo do eixo central alinhado aos pilares existentes, de modo a se manter a configuração do espaço existente, e se evitar que as novas fundações gerem interferências perigosas ao embasamento do edifício histórico. Sobre os mencionados pilares apoia-se, então, uma viga principal em perfil retangular onde conectam-se vigas intermediárias, inclinadas em direção à calha central e distanciadas umas das outras em vãos de 11,4m.

A última camada da cobertura consiste em uma membrana leve e de grande resistência, a qual pode ser retraída através de um sistema automatizado no qual vigas deslizam por trilhos conforme a tração de correntes de transmissão acionadas por motores, sanfonando o tecido nas extremidades da cobertura. Tal sistema permite o recolhimento da camada de proteção superior possibilitando a visualização desobstruída do céu e do edifício existente.

Conforma-se, assim uma proposta que busca lidar de maneira respeitosa com a multiplicidade da história do Mercado Público de Florianópolis, atentando, porém, para que tal intervenção feita de maneira precisa, possa potencializar o espaço como lugar democrático de encontro e convivência.

Cobertura do Mercado Público de Florianópolis, tela em acrílico, 2016. Arquitetos Gustavo Correia Utrabo e Pedro Lass Duschenes
Imagem divulgação

nota

1
VALÉRY, Paul. Choses tues. Cahier d'impressions et d'idées. Paris, Éditions Lapina, 1930. Apud CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo, Companhia das Letras, 1990, p. 28.

ficha técnica

projeto
Cobertura do Mercado Público de Florianópolis

autores
Gustavo Correia Utrabo, Pedro Lass Duschenes

colaboradores
Bárbara Zandavali, Maguelonne Gorioux, Felipe Gomes, Agatha Linck, Ana Julia Filipe

projeto estrutural
Andrade Rezende engenharia de estruturas

assessoria estrutural
Eng. Sandro Norio Oyama

projeto elétrico e hidráulico
Prosul engenharia

projeto de automação
Solar system

construção
Esphera Sul

fiscalização
Secretário de Obras Rafael Hahne, Fernanda Driessen e Prosul Engenharia

local
Florianópolis SC Brasil

datas
Projeto: 2013-2014
Obra: 2015-2016

áreas
Projeto: 1.015,00 m2
Lote: 902,00 m2

fotos
Felipe Russo

comments

204.03 prêmio tomie ohtake akzonobel
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

204

204.01 prêmio tomie ohtake akzonobel

Moradas Infantis

204.02 prêmio tomie ohtake akzonobel

Subsolanus

Marta Bogéa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided