Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

how to quote

GOROVITZ, Matheus. A viagem do Oriente – Le Corbusier. Resenhas Online, São Paulo, ano 07, n. 075.01, Vitruvius, mar. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/07.075/3086>.


 

Transparece das anotações da viagem de Charles-Édouard Jeanneret ao Oriente, a postura de peregrino que, na expectativa da revelação do sagrado, busca se encontrar. Emocionado retém suas impressões ao fotografar, desenhar e anotar.

Num fim de tarde, ao desembarcar no porto de Dafne, relata:

“Acreditei ter chegado a uma ilha de outrora onde cada vestígio ergue-se em evocação, com uma poesia feita apenas do culto das coisas findas. A hora não era apenas bucólica, mas cheia de silêncio e apaziguamento, e sobretudo sagrada”.

O jovem Charles-Édourd Jeanneret vislumbra o sagrado na “grande Harmonia”. Com “H” maiúsculo harmonia é a medida de uma ordem que concorda com a ordem do mundo, e tem como corolário a idéia de natureza:

“A beleza é feita de harmonia [...] sinto-me remexido em profundidade, percorrendo um país de sonho ao ritmo de scherzi subjugantes, inteiramente conquistado pela grande Harmonia [...]  Um homem que procura a harmonia tem o sentido do sagrado”. Harmonia em acordo perfeito com a natureza e o universo [...]  nos conduz a supor uma unidade de gestão no universo, admitir uma vontade única na origem [...] esse espírito de arquitetura que é uma exteriorização manifesta das leis da natureza”.

O texto é emblemático pois assinala o início e o fim de um percurso. Na primavera de 1965, decorridos 54 anos da viagem, Le Corbusier revisa o manuscrito com vistas à publicação. A retrospecção desta viagem iniciática aos 78 anos denuncia a importância decisiva que à ela atribuía na sua formação de artista e de arquiteto. Finda a tarefa, parte à Cap-Martin, seu último descanso. Morre em agosto de 1965 enquanto nadava nas águas do Mediterrâneo.

A viagem do Oriente, de fato, consolida convicções sedimentadas em seus anos de formação em La Chaux-le-Fond, motivado pelas idéias panteístas herdadas das leituras e do convívio com Charles L’Eplattenier, seu professor de desenho na Escola de Arte, de quem  relembra os ensinamentos:

“Meu mestre me disse: apenas a natureza é inspiradora e verdadeira, e pode ser o suporte da obra humana [...] Se hoje cheguei na arquitetura, foi após ter passado pelas etapas da arte onde impera uma liberdade maior, onde o contacto com a natureza é direto, onde as emoções são mais imediatas”.

Sagrado, harmonia e natureza são termos homólogos que dão sustentação às anotações do inseparável carnê e posteriormente ao seu discurso doutrinário. Diante do caráter anônimo dos vilarejos rurais, das casas e instrumentos, manifestações sedimentadas na tradição, Le Corbusier indaga:

“Será que não precisarei, para dirigir essas forças simples e eternas, do trabalho de uma vida, sem sequer ter a certeza de chegar a uma proporção, a uma unidade, a uma clareza  dignas de um pequeníssimo casebre de província, construído segundo as leis inestimáveis de uma tradição secular? [...] Considerada de certo ponto de vista, a arte popular sobrevive às mais altas civilizações. Continua sendo uma norma, espécie de medida cujo padrão é o homem de raça – o selvagem se você quiser”.

Nas formas populares Jeanneret distingue, além da economia e eficiência, a expressão de verdades espirituais decantadas na geometria, na axialidade e na alvura, recursos artísticos que traduzem leis da natureza, – a natura naturans – a natureza em sua essência:

“Uma geometria elementar disciplina as massas: o quadrado, o cubo, a esfera. Em planta, é um complexo retangular cujo eixo é único. A irradiação dos eixos de todas as mesquitas, em terras muçulmanas, em direção à pedra negra da Caaba é um grandioso símbolo da unidade da fé [...]  O santuário branco eleva seus domos sobre grandes cubos de alvenaria, em sua cidade de pedra.

Acredito que a horizontalidade do sempre mesmo horizonte e, sobretudo em pleno meio-dia, a uniformidade imponente dos materiais percebidos instalam em cada um a medida mais humanamente perceptível do absoluto[...] o espírito de arquitetura que é uma exteriorização manifesta das leis da natureza”.

O Parthenon, ao lado das manifestações vernáculas, é a única expressão erudita que fascina o viajor. Descobre no templo, observa Turner, a expressão matemática e perene de princípios formais e, pela primeira vez, associa um edifício à máquina, metáfora que remete, conjuntamente com a precisão matemática e o rigor geométrico à austeridade e retidão moral:

‘As oito colunas obedecem a uma lei unânime [...] suprema matemática do templo [...] padrão sagrado, a base de toda a medida da arte.

O Parthenon, terrível máquina[...] o gigantesco prisma de mármore talhado até o alto com a retidão de uma matemática evidente e a nitidez que o mecânico confere ao trabalho”.

Além das manifestações visuais é atraído pela vida monacal; a disciplina, o silêncio e a solidão que exaltam a vida interior e regram o comportamento no monte Athos:

“O silêncio, a batalha interior, sobre-humana quase, para conseguir fechar sobre si mesmo, com um sorriso antigo, a pedra do túmulo!”

Ao projetar o convento de La Tourette reitera a convicção na via individual silenciosa e solitária rumo ao sagrado – herança do calvinismo protestante:

“O sagrado que é em cada ser, um grande vazio ilimitado onde se pode alojar ou não alojar sua própria noção do sagrado – individual –, totalmente individual”.

Os comentários de Turner sobre o Parthenon são pertinentes a todo o périplo: “O Parthenon representa um marco da juventude de Jeanneret. Pela primeira vez, ele parece ter adquirido pelos seus próprios meios a convicção que uma forma arquitetônica pode encarnar o Ideal divino, o Absoluto [...] mas toda sua formação o havia preparado para esta experiência” (1).

Brota daí sua hegeliana definição: “Arquitetura é pura criação do espírito”.

[resenha publicada originalmente no caderno “Pensar” do Correio Braziliense. Brasília, 16 jun. 2007]

notas1

TURNER, P. V. La formation de Le Corbusier, Mácula, Paris, 1987

sobre o autor Matheus Gorovitz (1938) graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1965) onde concluiu o mestrado (1989) e doutorado (1996); estagiou como pós-doutor na Université de Paris I Sorbonne (2000); professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília onde ministra disciplinas de história da arte e estética nos cursos de graduação e pós graduação; autor de: Brasília, uma questão de escala e Os riscos do projeto.

comments

resenha do livro

A viagem do oriente

A viagem do oriente

Le Corbusier

2007

075.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

075

075.02

Julius Shulman. Imágenes de tiempos modernos

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

075.03

Curtis, sustancia crítica

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

075.04

Subjetividades domésticas

Guilherme Wisnik

075.05

Uma reflexão sobre a pesquisa em arquitetura

Maria Fernanda Derntl

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided