Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Giovanni Pirelli, na condição de curador, comenta a exposição “What happens When”, mostra individual do artista ítalo-americano Glen Lasio, que acontece na Galeria Nicoli, São Paulo, de 22 de maio a 01 de julho de 2017.

how to quote

PIRELLI, Giovanni. What happens When. Obras de Glen Lasio. Resenhas Online, São Paulo, ano 16, n. 185.04, Vitruvius, maio 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/17.185/6538>.


As obras apresentadas nesta exposição, pensada para os espaços da Galeria Nicoli, são um recorte parcial da produção do jovem artista italiano Glen Lasio (1), nascido em Milão em 1987, crescido entre Itália e EUA, onde se formou em belas artes no Art Institute de Chicago.

Díptico 1, Study on seamless edges, Glen Lasio, 2017
Foto divulgação

Trata-se em específico de dez pinturas realizadas entre 2014 e 2017 – parte no ateliê de Lasio em Milão e parte durante uma residência artística em São Paulo, que aconteceu em dezembro de 2015 nos espaços do projeto Marieta – e seis monotipos impressos em 2017 no laboratório de arte gráfica milanês Gate44, fundado e dirigido pelo artista.

O laboratório Gate44, Milão
Foto divulgação

O campo de pesquisa de Glen é a cidade e nela o artista identifica os objetos de sua representação. Dentro do ecossistema urbano, multidões de individualidades se atravessam, dialogam e conflitam, cada uma em busca de sua própria verdade; as cidades são testemunhas públicas das nossas vidas e histórias e é justamente nos vestígios remanescentes das interações entre os homens que reside o interesse do artista.

Os muros dos prédios e das casas são hoje provas materiais das relações entre os indivíduos: um prédio, com muros perimetrais brancos que beiram a via pública, recebe a marca colorida de um pichador, mas o desenho é rapidamente cancelado pelo síndico, que resolve cobrir apenas as letras do invasor, usando tinta cinza. Este muro simbólico, um dia branco e hoje marcado por cicatrizes cinza, carrega a narrativa das histórias das pessoas que o atravessaram e é um monumento à existência humana.

“Acqua che ha imparato a parlare”, Glen Lasio, 140x170cm, técnica mista sobre tela, Milão, 2014
Foto divulgação

Enquanto encontram-se nas paredes da cidade, estes registros da passagem dos homens são sujeitos ao tempo e à dissolução, são frágeis e contingentes, e cada signo imagético que compõe nossa paisagem urbana tem um valor e um significado em relação ao seu contexto e à sua história. Ao transpor essas imagens das ruas à tela, Glen Lasio opera uma suspensão temporal e de juízo, removendo todas as determinações contextuais, todas as distâncias e os conflitos. No momento em que entram no espaço confinado da tela, os gestos humanos, antes subjetivos e carregados de significado, se esvaziam e passam a ter todos o mesmo valor dentro da obra e diante do artista, transformando-se em elementos objetivos, prontos para serem utilizados e ressignificados.

Ao mesmo tempo, dentro deste contexto urbano prevalentemente composto por elementos artificiais, o céu representa a prova de que existe uma realidade não-humana, algo transcendente que supera a nossa existência e com a qual o homem está constantemente em relação, colocando novamente nossa memória e passagem nesta terra em uma dimensão limitada, finita, evidentemente pouco importante diante da imensidão do não-humano.

“Tríptico – study on seamless edges #1, #2, #3”, Glen Lasio, 60x40cm, monotipos, Milão, 2017
Foto divulgação

Assim, os trabalhos que compõem esta exposição são representações emotivas da nossa paisagem urbana, completos de céus, grafites, restos de jornal, ferrugem, mármore e granito, todos removidos de seu contexto original e suspensos no universo acrítico, atemporal e desumanizado do artista, que se manifestam nos vários suportes presentes na exposição: pinturas e monotipos.

“Be there in ten”, Glen Lasio, 200x170cm, técnica mista sobre tela, Milão, 2015
Foto divulgação

As pinturas, especialmente as de grandes dimensões, carregam intrinsecamente outro elemento fundamental para a leitura da produção de Glen Lasio, que vai além do objeto representado. Nelas, a representação é repleta de rasgos, sobreposições e acumulações, que são fruto do processo criativo que leva ao trabalho final. Observando, por exemplo, a pintura “The Necessary Imperfection”, exposta aqui em destaque, na parede ao fundo da Galeria, encontramos um céu nebuloso, atravessado por um leve traço curvo que remete ás letras de um estilo de grafite chamado “tag”, completando a composição de um poético céu urbano. Mas, ao centro desta cena, um violentíssimo traço de cinzel fere a imagem, explicitando a presença e a ação do artista dentro do seu universo imagético.

“The necessary imperfection”, Glen Lasio, 170x200cm, técnica mista sobre tela, São Paulo, 2015
Foto divulgação

As pinturas não são somente reproduções emocionais da realidade, mas também o registro físico de um esforço para o autoconhecimento, onde o processo de criação é tensionado por duas ações distintas e contrárias: em cima da tela branca, Lasio aplica em camadas os objetos artísticos que se sobrepõem ao longo da produção de forma lógica e racional, uma após a outra, em progressão, com o objetivo de representar aquela paisagem urbana de que falamos anteriormente. Simultaneamente, de forma instintiva e emotiva, Glen remove brutalmente inteiros extratos de tinta, expondo as camadas inferiores, ou ainda cobre todos os acúmulos com uma nova camada de tinta branca, como anulando todo o esforço feito até aquele ponto; a construção racional da pintura é constantemente ameaçada pela repentina desconstrução efetuada pelo artista.

Glen Lasio durante a residência artística “Rest Mass” no projeto Marieta, São Paulo, 2015
Foto divulgação

Este conflito entre duas pulsões – de um lado a vontade de construir um objeto artístico formalmente completo, do outro a de negar a possibilidade desta construção – leva o artista a um ponto de tensão psicológica e emotiva tal que a pintura se torna um ritual doloroso, catártico: ao negar constantemente seu próprio desejo, ao frustrar violentamente seus próprios esforços, o artista é capaz de transcender a si mesmo e encontrar serenidade e aceitação diante da complexidade da existência.

“POV (Bianchini)”, Glen Lasio, 170x200cm, técnica mista sobre tela, São Paulo, 2015
Foto divulgação

notas

NE – Texto curatorial da exposição “What happens When”, obras de Glen Lasio, curadoria de Giovanni Pirelli, Galeria Nicoli, São Paulo, de 22 de maio a 01 de julho de 2017.

1
Glen Lasio (1987) vive e trabalha em Milão, Italia. É graduado em Fine arts and printing no Art Institute of Chicago, Estados Unidos. Participou das exposições coletivas Artesucarte Giorgio Upiglio (Modena, Itália, 2014),  Progetto Milano (Thomas Masters Gallery, Chicago, EUA, 2014), JCE Biennal (Itinerant biennal, Europa, 2013), Cococo (San Pietro in Atrio, Como, Itália, 2013), Kunstkammer (Apostrophe Gallery, Nova York, EUA, 2013), Suspended Realities (Thomas Masters Gallery, Chicago, EUA, 2011) e Art Chicago (Merchandise Mart, Chicago, EUA, 2011). Expôs individualmente com Egosystem / Minus I (Thomas Masters Gallery, Chicago, EUA, 2015) e Rest Mass (Residência artística, projeto Marieta, São Paulo, Brasil, 2015). Recebeu os prêmios Teatro Franco Parenti Young Artists Grant (Milão, 2014) e JCE Biennal d'Art Contemporain (Montrouge, 2013).

sobre o autor

Giovanni Pirelli, nascido em Milão, é curador, sócio da produtora cultural Cactus e co-diretor do centro multicultural Marieta.

comments

185.04 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

185

185.01 livro

Modernismo: novo clássico?

Maíra de Luca e Lima

185.02 livro

A reunião da feiúra

Agrippino Grieco vê a arquitetura carioca de 1930

José Roberto Fernandes Castilho

185.03 livro

Los Angeles

A metrópole radical de Reyner Banham

Regina Meyer

185.05 livro

O jogo, o caleidoscópio, a montagem

Sobre Corpocidade, Paola Berenstein Jacques e Companhia

Maria Angélica da Silva

185.06 livro

Arquitetura: sobre profissionais, regulamentação e ensino

Paulo Ormindo de Azevedo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided