Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

reviews online ISSN 2175-6694


abstracts

português
Para a mostra, o coletivo Goma Oficina se responsabilizou pela reprodução e recriação das maquetes dos projetos arquitetônicos, com destaque para o Monumento à III Internacional, projeto de Vladímir Tátlin, que foi construída pela primeira vez no país.

how to quote

LEVY, Maria Cau. Torre de Vladímir Tátlin. Exposição "Vkhutemas: o futuro em construção 1918-2018". Resenhas Online, São Paulo, ano 17, n. 201.04, Vitruvius, set. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/17.201/7115>.


A exposição Vkhutemas: o futuro em construção 1918-2018 (1) apresenta ao público a experiência pedagógica soviética da Vkhutemas - Escola de Artes e Técnicas de Moscou, fundada em 1920. Apesar do curto tempo de duração, tendo sido fechada em 1930, a metodologia de ensino e produção da Escola exerceram grande influência na cena artística mundial no século 20.

Com a proposta de desviar-se do viés museológico, todos os objetos da exposição são reproduções ou recriações dos trabalhos originais, de tal forma que ela própria incorpora um processo metodológico a partir do fazer. Fotografias, cartazes, vídeos e textos podem ser vistos juntamente com reproduções de ilustrações, azulejarias, cerâmicas, mobiliários, roupas, estamparias e projetos arquitetônicos.

Entendida enquanto experiência de vanguarda, as premissas da escola Vkhutemas, tanto na condução do ensino quanto da prática profissional, permanecem extremamente contemporâneas e encontram nos novos grupos que atuam no campo das artes e da arquitetura, uma consonância.

Para a exposição o coletivo Goma Oficina formado por arquitetos e artistas, ficou responsável pela reprodução e recriação das maquetes dos projetos arquitetônicos, com destaque para o Monumento à III Internacional, projeto de Vladímir Tátlin, que foi construída pela primeira vez no país.

O projeto do Monumento, uma torre de 420 metros de altura, abrigaria funções governamentais e infraestruturas de rádio transmissão. A maquete original do projeto com 4,5 metros de altura demonstrava a exequibilidade da estrutura enquanto geometria e a virtuose dos projetistas e artesãos no detalhamento e manufatura dos materiais. A reprodução da maquete para a exposição tem 2,5 metros de altura e foi executada em estrutura de alumínio e aço carbono galvanizado, com os volumes internos em polipropileno translúcido, com intuito de manter fidelidade às proporções e intenções da maquete original.

nota

1
Exposição Vkhutemas - O futuro em construção (1918 - 2018), curadoria de Celso Lima e Neide Jallageas, Sesc Pompeia, 26 de junho a 30 de setembro de 2018

sobre a autora

Maria Cau Levy é arquiteta e artista formada pela FAU Mackenzie em 2013. Parte do coletivo Goma Oficina Plataforma Colaborativa, desenvolve pesquisa artística nas áreas de estamparia, geometria e semiótica.

comments

201.04 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

201

201.01 livro

História da arquitetura cearense: breve, mas profunda

Ricardo Alexandre Paiva

201.02 livro

Brasileiras memórias das pedras africanas

Wellington Conegundes da Silva and Marta Denise da Rosa Jardim

201.03 exposição

Arqueólogos da vanguarda russa

Reconstruindo o futuro

Christiane Lisboa and Ruth Klotzel

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided