In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Lançamento de livro da Bei Editora
Bei Editora está lançando o livro Alex Vallauri – Graffiti: fundamentos estéticos do pioneiro do grafite no Brasil de João J. Spinelli, retrospectiva da vida e da obra de um dos maiores nomes da arte de rua no Brasil.
O lançamento do livro será no dia 8 de junho, a partir de 18h30, na Livraria Cultura – Loja de Artes no Conjunto Nacional, São Paulo.
Sobre o livroNo livro Alex Vallauri: Graffiti – fundamentos estéticos do pioneiro do grafite no Brasil, João Spinelli revê o percurso do artista e oferece um amplo panorama de sua obra, apresentando tanto os desenhos do início de carreira quanto as figuras com que ele transformou a paisagem de São Paulo e de outras cidades em que viveu, como Nova York, onde algumas de suas obras viraram cartão postal ao lado das de artistas como Jean-Michel Basquiat.
O livro mostra como a obra de Vallauri se manteve sempre independente e provocadora e como, pela via do humor, ele incomodou os conservadores em geral e a ditadura militar brasileira em particular. Vallauri acrescentou aos valores estéticos do desenho, da gravura e da pintura imagens de múltiplas interpretações. As figuras que pintou em paredes e muros de São Paulo tornaram-se emblemáticas na década de 1980 e ainda hoje são lembradas como exemplos de arte de rua de alta qualidade. É o que ocorre tanto com ícones como a inconfundível Rainha do Frango Assado quanto com os trabalhos de cunho político, como os telefones vermelhos (em que o governo viu referência aos “telefones de Moscou”) ou as araras que clamavam por eleições diretas. Brincando com a noção de kitsch e substituindo as técnicas gráficas tradicionais por grandes matrizes que possibilitavam diferentes composições, o artista deu início à prática do grafite no país, criando signos que foram incorporados à cidade e, em pouco tempo, reconhecidos e queridos por sua população.
Apoiado em uma extraordinária coleção de imagens, o livro agora lançado pela Bei Editora revela todas as facetas de um artista movido pela inquietação e pelo desejo de transformar a paisagem urbana.
“Enfeitar a cidade, transformar o urbano com uma arte viva, popular, da qual as pessoas participem, é a minha intenção. Sempre quis registrar uma mensagem alegre, uma doce brincadeira no meio da aridez urbana.
”Alex Vallauri