In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Com curadoria de Fernando Durão e assessoria de Curadoria de Dalva Bertelli, a mostra traz fotos que Gal fez na década de 1980, muitas delas a partir do Ed. Japurá onde morava, e fotos atuais do Edifício Planalto, projetado por Artacho Jurado.
UP ART - projeto art+
sobre Gal Oppido
Fotógrafo ensaísta, Marcos Aurélio Oppido é nome marcante quando o assunto é a fotografia aplicada às áreas de artes cênicas, expressão corporal e arquitetura. Formado em arquitetura pela FAU/USP, em 1975, Gal inicia sua carreia aliando a fotografia ao desenho, fortalecendo-se anos depois como fotógrafo independente.
Conhecido por seu trabalho extremamente autoral, explora o corpo, a efemeridade do tempo, a simbologia de objetos abandonados e a relação do homem com a matéria.
Participou de exposições em diversos países como França, Colômbia, Alemanha, Cuba, Holanda, Portugal e Estados Unidos. Integra coleção MASP-PIRELLI de Fotografia. Em 1991 recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor fotógrafo pelo conjunto de atividades.
sobre o edifício Planalto
Finalizado em 1956, o Planalto reúne 294 apartamentos (parte deles com garagem), três lojas e conta em torno de mil moradores. Tombado como patrimônio histórico e cultural desde 2002, foi palco de Gravações de filmes, propagandas, clipes, programas de TV, aulas, pilotos, ensaios, estúdio fotográfico, palestras, pequenas turmas de formandos, lançamentos de produtos (inclusive internacionais) que têm consagrado o Salão de festas, no vigésimo sexto andar, como um excelente espaço para eventos.
Foi projetado por João Artacho Jurado. Filho de um anarquista espanhol, ele não terminou o primário. Foi criticado por arquitetos, criou espaços cênicos e livres de estilo. Lançou o marketing no mercado de imóveis, com sua construtora, a Monções (1946). Promovia festas para inaugurar os prédios, oferecia garagens e linhas telefônicas aos compradores.
Convite da exposição [divulgação]