In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Cartunista Paulo Caruso apresenta charges marcantes ao longo da história do programa da TV Cultura
A Fundação Padre Anchieta e o O Espaço Cultural Bm&Fbovespa apresentam ao público a exposição Roda Viva 25 anos, o Brasil passa por aqui, com 25 desenhos produzidos pelo cartunista Paulo Caruso no decorrer da história do programa. A exposição fica em cartaz até 30/12 no Espaço Cultural.
As charges foram escolhidas pelo próprio Paulo Caruso, que também assina a curadoria, dentre as mais marcantes nos 25 anos do programa. O ex-governador do Rio Leonel Brizola, o médico americano Patch Adams, o rapper Mano Brown e o cineasta José Padilha são algumas das personalidades entrevistadas no programa que tiveram o registro eternizado em poucos minutos nas tintas do cartunista. Essas são algumas das charges que estarão em exposição no Espaço, acompanhadas de legenda relacionando o contexto. Respostas, posturas ou pequenos gestos expressados pelos entrevistados durante as sabatinas serviram de inspiração para os desenhos.
Durante as duas décadas e meia de Roda Viva, Caruso produziu mais de 1.200 charges, que adicionaram humor e dinamismo aos assuntos abordados pelos convidados. Agora, o público terá a oportunidade de conhecer ou rever alguns desses momentos no Espaço Cultural Bm&Fbovespa.
A mostra também oferece ao visitante a possibilidade de assumir o papel de entrevistado em um cenário interativo, desenhado por Caruso para a comemoração. O público pode tirar fotos no centro da Roda, ao lado dos desenhos de todos os apresentadores que passaram pelo programa e personalidades brasileiras e estrangeiras que foram entrevistadas.
O Roda Viva é exibido pela TV Cultura, às segundas-feiras, às 22h.
Cenário interativo, desenhado por Paulo Caruso para exposição “Mostra Roda Viva 25 anos, o Brasil passa por aqui” [divulgação]