Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição “Através” faz parte do projeto “Arte à Primeira Vista” e é voltado para público infanto-juvenil

Começou no dia 03 de dezembro de 2011, na Caixa Cultural SP (Sé), a exposição Através, da artista Mira Schendel que faz parte do projeto Arte à Primeira Vista, que realiza exposições desde 2005 exibindo obras de arte voltadas ao público infanto-juvenil. Esse evento, com a curadoria de Renata Sant’Anna e Valquíria Prestes, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e termina no dia 26 de fevereiro de2012. A entrada é franca.

Essa mostra apresenta a esse público a produção de Mira Schendel, em caminhos que reúnem obras de diferentes períodos e interesses da artista, algumas inéditas, selecionadas com a colaboração de sua filha Ada Schendel. A expografia, que possui cerca de 60 obras, oferece às crianças e adultos algumas surpresas, buscando provocar a vivência de experiências livremente inspiradas nos processos de criação da artista, por meio de jogos, práticas, conversas e brincadeiras.

Os Datiloscritos, desenhos realizados por Mira com máquinas de escrever, podem ser observados na mostra em um ambiente onde estes objetos, atualmente obsoletos, são explorados pelos visitantes em processos de descoberta da impressão imediata das letras sobre o papel.

A pesquisa da artista em torno das letras p q b d, destacadas das cartelas de ‘letra set’ amplamente utilizadas por designers nas décadas de1960 a 1980, saem do espaço do papel de Mira para o espaço da galeria. Os quatro caracteres, com desenhos semelhantes e funções linguísticas diferentes entre si, tornam-se grandes peças expográficas que permitem ao público a criação de interpretações pessoais para a questão investigada pela artista, sobre um tapete branco, sobre o piso.

O jogo de painéis com materiais opacos e transparentes reproduz no espaço uma das fortes características do trabalho de Mira sobre papel – a ausência do avesso. Ao manipular os painéis, os visitantes criam operações de sobreposição, soma e ausência de letras em planos translúcidos.

Programa Arte à Primeira Vista

A exposição Através faz parte das ações do Programa Arte à primeira vista, que realiza desde 2005 exposições, publicações e workshops para crianças, educadores e professores em todo o Brasil. O objetivo do programa é a promoção do contato de crianças com a arte contemporânea brasileira, apresentando os diversos conceitos, linguagens, propostas, suportes e espaços das obras de importantes artistas da história da arte do Brasil.

Com o apoio da CAIXA Cultural, foram realizadas as exposições Diário de bordo – uma viagem com Leonilson (2007), O olho e o lugar - Regina Silveira (2009) e Entre tantos - Geraldo de Barros (2010).

As publicações do programa são editadas pela Ed. Paulinas na coleção Arte à primeira vista, e conta atualmente com 5 títulos: Lygia Clark - linhas vivas, Frans Krajcberg – a obra que não queremos ver, Gigante com flores – Leonilson, O olho e o lugar – Regina Silveira e Atravessura – Mira Schendel

Mira Schendel

Pintora e desenhista, apesar de ser considerada uma das mais importantes artistas brasileiras do século XX, Myrrha Dagmar Dub nasceu em Zurique, na Suíça, em 1919. Mudou-se para o Brasil em 1949, onde adotou o nome Mira Schendel.

Experimentou diversas técnicas para criar suas obras, como colagem, desenhos realizados com a máquina de escrever, pintura em têmpera e com pó de tijolo, criação de objetos em acrílico e em papel retorcidos.

A maior parte de sua produção, entretanto, são desenhos e monotipias realizados em papéis transparentes, nos quais podia escolher qual ‘face’ considerava mais interessante. Estes trabalhos de Mira não possuem “avesso”, podemos atravessá-los com nossos olhos, observar suas linhas, riscos e rabiscos que parecem surgir do próprio papel, sendo difícil – e por vezes desnecessário - determinar frente e verso.

A artista utilizou, com frequência, letras, números e outros signos em suas obras. Interessada no aspecto visual destes registros, Mira criou uma nova dimensão para essas formas ‘quase palavras’: datilografando em máquinas de escrever, decalcando letraset, escrevendo palavras com sua caligrafia própria em português, inglês, francês e alemão e também colando pequenas formas geométricas coloridas, de papel japonês, criando um universo onde as letras flutuam e deslizam no retângulo branco do papel.

A experiência da pintura foi atravessada por Mira com a mesma intensidade de seus desenhos, em pesquisas com a tinta a óleo, ecoline e pó de tijolo, pintando naturezas-mortas, mandalas e obras abstratas.

Mira Schendel morreu em 1998, deixando uma das obras mais vigorosas no panorama nacional espalhada por vários lugares do mundo.

Caixa Cultural SP exibe obras de Mira Schendel

happens
from 03/12/2011
to 26/02/2012

where
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé 111 Centro
São Paulo SP Brasil
de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
f: (11) 3321.4400

source
Caixa Econômica Federal - Assessoria de Imprensa Cultural
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided