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Realizador estará presente no Brasil acompanhado do pesquisador e teórico do documentário Bill Nichols

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta, de 15 a 26 de fevereiro de 2012, a mostra “Péter Forgács: Arquitetura da Memória”. A retrospectiva reúne alguns dos mais importantes títulos desse autor que, embora premiado nos festivais de São Francisco, Marselha e Leipzig, entre outros, é pouco conhecido pelo público brasileiro. No Brasil, os filmes de Forgács foram exibidos apenas no festival de documentários É Tudo Verdade.

Reconhecido internacionalmente pela criativa utilização de imagens de arquivo, de filmes caseiros (home movies) e de registros amadores de meados do século 20, o cineasta e artista multimídia húngaro Péter Forgács recebe inédita retrospectiva no Brasil.

Sua obra é composta por mais de 30 filmes realizados a partir de 1978, com destaque para a série “Private Hungary”, feita a partir de filmes caseiros e found footages (“filmes perdidos”) realizados no período que compreende as décadas de 1920 e 1960. Entre os quinze filmes que compõem esta série estão “The Bartos Family” (1988), a saga de uma família dizimada pelo Holocausto registrada em filmes caseiros que começam no final dos anos 1920 e se estendem até meados da década de 1960; “Free Fall” (1996), reflexão dos tempos pré-Shoah a partir de filmes caseiros de um talentoso comerciante, músico e fotógrafo, György Petö; e “Miss Universe 1929” (2006), a partir da história de uma húngara eleita Miss Universo no Estados Unidos, acompanhamos uma jornada incomum na trajetória dos europeus em migração em meados do século 20.

Além dos filmes realizados a partir da compilação de material de família, um outro aspecto da obra de Forgács gira em torno filmes amadores realizados por personagens que, de alguma maneira, intuíram a urgência de registrar o tempo em que viveram. É possível ler nestas imagens intenções, dúvidas, suspeitas, rumores. E acima de tudo, que tão importante quanto a imagem em si, é todo o contexto que fica fora dela, mas que necessariamente surge num relâmpago, para então desaparecer deixando a marca indelével de sua presença. Entre esses filmes, destacam-se “El Perro Negro: Stories from the Spanish Civil War” (2005, vencedor nos festivais de Budapeste, Denver e no Tribeca de Nova York), “Angelos' Film” (1999), sobre a ocupação nazista na Grécia; “The Danube Exodus” (1998), com registros da migração de judeus para a Palestina antes da Segunda Guerra Mundial.

Já “Hunky Blues -  The American Dream” (2009) é um documentário poético sobre as centenas de milhares de húngaros que imigraram aos Estados Unidos entre 1890 e 1921. Para contar esta saga, Forgács lança mão de antigos épicos do cinema norte-americano, materiais de arquivo, fotografias e entrevistas.

Uma das maiores autoridades no campo do documentário e autor de “Introdução ao documentário” (Papirus Editora, 2007) e  “Representing Realities” (1991, livro reconhecido como uma das pioneiras metodologias do estudo do filme documentário), o professor e pesquisador norte-americano Bill Nichols acompanha Forgács e a curadora do ciclo, Patricia Rebello, em encontros com o público previstos na programação.

Para Patricia, os filme do cineasta “nos ensinam que o mundo nos mostra apenas figuras e que é no processo de destruição destas imagens que as inúmeras verdades da história dos homens revelam sua face gloriosa”.

Documentarista húngaro Péter Forgács ganha mostra no CCBB em fevereiro

happens
from 15/02/2012
to 26/02/2012

where
CCBB SP
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
R Álvares Penteado 112 Centro
São Paulo SP Brasil
+55 11 31133651
+55 11 31133652

source
Fernando Oriente - ProCultura
São Paulo SP Brasil

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