In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Luiz Munari, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, fará palestra sobre tapete, relatando as técnicas, os materiais e suas formas. O evento faz parte da programação da Atec Cultural, projeto da Atec Original Design
Luiz Munari construiu sua tese de doutorado, em 1986, em torno principalmente de um único tapete: o Pazyryk, considerado o mais antigo do mundo, do século IV aC, e que hoje está no museu Hermitage, São Petersburg, na Rússia. Neste trabalho acadêmico, Luiz Munari analisou os desenhos, as cores, os pontos, as lãs.
Nas suas palestras na Atec Cultural, ele vai partir do Pazyryk, comentar sobre o Ardebil, o segundo tapete mais importante do mundo e que hoje está no museu Victoria e Albert, em Londres, na Inglaterra, e traçar um panorama histórico do tapete na cultura mundial, chegando até hoje, quando ele virou mais um produto utilitário, de mercado, do que um objeto artístico como era na antiguidade. Naquele tempo, era considerado um objeto de luxo e elemento que conferia prestígio a reis e rainhas, sendo, então, mais precioso do que a pintura.
Ao relatar técnicas e materiais utilizadas na produção de tapetes, suas formas e desenhos,as principais culturas produtoras de tapetes ( Pérsia, Cáucaso, Turkmenistão e Anatólia), Luis Munari vai mostrar porque o tapete é considerado a arte maior da tecelagem.
A Atec Original Design é a maior representante na América Latina da Herman Miller, a mais importante empresa de mobiliário de escritório do mundo, muito conhecida pelas suas sempre inovadoras cadeiras de trabalho. É também distribuidora dos carpetes modulares Lees, marca que faz parte do grupo Mohawk, o maior de pisos dos Estados Unidos
O projeto Atec Cultural, iniciado no começo do ano, consiste numa série de eventos que são realizados uma vez por mês, durante todo o ano, no novo show-room da empresa.
Na programação constam conferências, seminários, filmes e exposições. Sempre com o propósito de promover o debate interdisciplinar entre arquitetura e design e outras áreas do conhecimento. A ideia é fazer do local um ponto de encontro entre profissionais, professores e estudantes.
A professora de história do design Ethel Leon é a idealizadora da Atec Cultural e responsável pela sua programação. Ela diz que diante das “dificuldades de montar cursos de fato interdisciplinares na Universidade, a Atec Cultural se propõe a estruturar uma programação que sirva de estímulo à produção desses conhecimentos que cruzam fronteiras”.
Para saber mais sobre a empresas acesse o site.
Tapete Persian-Rug-Shiraz [dilvulgação]