Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O espetáculo baseia-se na ideia de humanidade expandida, na qual os corpos e a tecnologia são extensões um do outro. A volta da peça acontece no Espaço Satyros Um, na Praça Roosevelt, e conta com algumas surpresas. O texto de Maria Shu discute a relação do homem com a revolução tecnológica e suas implicações sobre a vida contemporânea e a evolução dessas relações – o que fica explícito na relação do artista Leo Moreira Sá que, na primeira temporada, buscava adaptar sua realidade física - feminina - à sua verdadeira identidade de gênero – genderless – objetivo esse que já foi conquistado.

Com direção de Rodolfo Garcia Vázquez e 12 atores em cena, a peça mostra influências das stravaganzzas vitorianas, das performances dadaístas do Cabaret Voltaire e dos cabarés alemães dos anos 1920 e 1930.

Na produção foram usados relatos pessoais, experiências e aparatos tecnológicos que propõem a conexão entre o real e o digital. Durante o trabalho de pesquisa, também foram estudadas as revoluções digitais e as recentes descobertas da neurociência, como as de Antonio Damásio e Miguel Nicolelis.

Durante a apresentação, a peça brinca com recursos de multimídia, internet e até mesmo com a telefonia, numa sequência de cenas e intervenções. Elementos do burlesco, da pantomima, da revista e do show de variedades estão presentes na montagem.

Baseados em suas próprias experiências, os atores chegam a criar cenas sem personagens e, vez em quando, surgem figuras surreais como em um verdadeiro delírio onírico. A encenação é surpreendente em imagens, com interferências visuais e cenas rápidas que provocam o espectador em todos os sentidos.

Os figurinos, criados por Daise Neves, buscam inspiração em elementos ciborgue, aliados à imagem dos clowns, de toques de teatro de revista e burlesco, em mais de uma centena de peças de vestuário e acessórios.

Sinopse

A partir da ideia de que a humanidade se encontra em um momento de profundas transformações tecnológicas e científicas, o espetáculo busca discutir as implicações tanto na nossa forma de viver e se relacionar com ele quanto nas próprias conseqüências que este momento implica para a compreensão da nova condição humana e, portanto, para o próprio teatro. O espetáculo apresenta cenas extravagantes e envolve a utilização de recursos multimídia, internet e telefonia e recupera características das stravaganzzas vitorianas, as performances dadaístas do Cabaré Voltaire e dos cabarés alemães dos anos 20 e 30, com liberdade de formas e estilos, estruturas fragmentadas de cenas e elementos do burlesco, da pantom ima, da revista e do show de variedades.


Ficha Técnica

Direção
Rodolfo García Vázquez

Assistente de direção
Esther Antunes

Elenco
Ivam Cabral, Gustavo Ferreira, Phedra de Córdoba, Cléo de Páris, Andressa Cabral, Marta Baião, Henrique Mello, Fábio Penna, Júlia Bobrow, Robson Catalunha e José Alessandro Sampaio e a participação especial de Léo Moreira Sá.

Dramaturgia
Maria Shu

Figurino
Daíse Neves

Adereços
Daíse Neves e Milton Fucci

Cenário
Marcelo Maffei

Iluminação
Rodolfo García Vázquez e Léo Moreira Sá

Sonoplastia
Ivam Cabral

Apoio coreográfico
Kátia Kalsavara

Fotografia, identidade visual e vídeo para site
Rodrigo Meneghello

Assessoria tecnológica
Gustavo Minghetti

Adereços eletrotecnológicos
Carlos Orelha

Consultoria digital
Daniel Guth, Júlia Bobrow e Robson Catalunha

Criação de hotsite
Bob Wei

Operador de Som
Elder Nunes

Operador de Luz
Leo Moreira Sá

Preparação vocal
Gerson de Souza

Captação de imagens documentais
Robson Catalunha e Lívia Bohnsack

Edição de imagens documentais
Roberto Reiniger

Produção
Thadeo Ibarra

Coordenação de assessoria de imprensa
Robson Catalunha

Assessoria de imprensa
Idearia – Comunicação e Criação de Conteúdo

 [divulgação]

[divulgação]

Peça Cabaret Stravaganza

happens
in 15/12/2012

more
às 21h
ingressos R$30,00 e meia R$15,00

where

Espaço dos Satyros Um
Praça Roosevelt, 214, Consolação
São Paulo SP Brasil
11. 3258-6345

source
Marleide Rocha - Idearia comunicação e criação de conteúdo
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided