In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Mário Pedrosa teve importante atuação no meio intelectual brasileiro do século XX, em especial entre as décadas de 1930 e 1970. Os ensaios presentes em Arte - ensaios críticos abordam principalmente artistas e movimentos artísticos nos quais Pedrosa fundamenta sua crítica, de onde emergem algumas de suas facetas mais interessantes, como o teórico marxista, o apoiador do construtivismo ou o pesquisador apaixonado pela arte primitiva e popular. Já os textos de Arquitetura - ensaios críticos tratam sobretudo da relação entre arte e arquitetura, com especial atenção ao papel exercido pelo o urbanismo como forma de síntese das artes no país a partir da criação de Brasília.
Com o lançamento dos dois primeiros livros da coleção Mário Pedrosa, o público terá acesso a um recorte específico mas significativo da produção de um dos mais importantes críticos de arte e pensadores políticos brasileiros, cuja obra alcançou grande projeção devido à relevância de suas contribuições em diversas áreas do conhecimento.