In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Carlos Lemos comenta em vídeo o novo livro editado pela Studio Nobel, com lançamento hoje na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.
O livro Como nasceram as cidades brasileiras, do professor Carlos Lemos, será lançado no dia 17 de junho de 2016, sexta-feira, das 19h às 21h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. A publicação, mais uma edição da editora Studio Nobel, sob coordenação editorial de Carla Milano, será lançada com a presença do autor.
Carlos Alberto Cerqueira Lemos é arquiteto formado no Mackenzie, artista plástico e professor aposentado do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Sobre o livro
Como nasceram as cidades brasileiras, do professor Carlos A. C. Lemos, é um livro essencial para os amantes do patrimônio de nossa cultura material, que nos mostra a origem de 36 das mais importantes cidades do Brasil ao longo de cinco séculos, desde sua fundação até as profundas transformações causadas pelas pessoas que ali viveram e vivem, numa teia que envolve razões políticas, econômicas e sociais e reverbera até os dias atuais com os pensamentos e costumes dos que já se foram e uma contribuição indiscutível a formação do Brasil como nação.
Essa experiência coletiva materializada em uma cidade e sua área de influência, não pode ser esquecida, pois é a impressão digital da cidade. Mostrar como a ação do tempo altera a estrutura urbana e como a cidade de hoje carrega um pouco dos esforços, trabalhos e sonhos de tantas gerações passadas é preservar um grande patrimônio material e imaterial e, acima de tudo, um ato de cidadania e dever de todos nós, com o qual este livro contribui imensamente.
Saiba mais sobre o livro consultando o Guia de Livros do portal Vitruvius.
Carlos Lemos em Ibiúna
Foto Clara Correia d'Alambert
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Como nasceram as cidades brasileiras. São Paulo, Studio Nobel, 2016