Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Terá lives com Lilian Pacce e Jussara Miller e ações com obra de Maria Auxiliadora

"Capoeira" (1970), da artista mineira autodidata Maria Auxiliadora da Silva (1935-1974), é o trabalho escolhido para a campanha de desenhos do MASP nesta semana. A obra fez parte da exposição "Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência" (curadoria de Fernando Oliva, curador no MASP, e Adriano Pedrosa, diretor artístico), que ocorreu no museu em 2018, dentro do ciclo temático "Histórias afro-atlânticas". Desde 1981 a pintura integra a coleção do MASP, quando foi doada por Pietro Maria Bardi (1900-1999).

De origem humilde e descendente de escravizados, Maria Auxiliadora inventou um outro modo de pintura, longe dos preceitos acadêmicos e modernistas. Seu percurso está longe dos artistas canonizados pela história da arte: passou pelas feiras de artes da praça da República, no centro de São Paulo, e da cidade de Embu das Artes, próxima da capital —lugares de confluência e intercâmbio entre aqueles que não encontravam espaços e oportunidades em museus e em galerias do circuito oficial.

Aqueles que quiserem participar do desafio deverão publicar seus desenhos no Instagram marcando o @masp e utilizando a hashtag #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de sábado, 30/5. No domingo, 31/5, o museu irá postar alguns desenhos selecionados na mesma rede social e os autores receberão um vale Amigo MASP grátis, carteirinha do programa de associados do museu. Podem participar tanto adultos quanto crianças com obras digitais ou feitas sobre papel.

Na quarta, 3/6, às 16h, a equipe de Mediação e Programas Públicos do MASP vai promover, também no Instagram, mais um encontro virtual do projeto “Diálogos no acervo”. Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. O trabalho da vez será também "Capoeira".

Já na quinta, 4/6, às 18h, o MASP promoverá uma live com Lilian Pacce, curadora-adjunta de moda do MASP, e Guilherme Giufrida, assistente curatorial no museu. Eles irão conversar, ainda no Instagram, sobre o projeto MASP Moda, programa que convida artistas e estilistas brasileiros para produzirem peças em diálogo.

O MASP Moda tem patrocínio da Renner e, nesta segunda edição, participam as seguintes duplas: Ayrson Heraclito e André Namitala, Detanico Lain e Walter Rodrigues, Erika Verzutti e Isabela Frugiuele, Jaime Lauriano e João Pimenta, Laura Lima e Guto Carvalho Neto, Laura Vinci e Gloria Coelho, Sonia Gomes e Gustavo Silvestre, Valeska Soares e Paula Raia, Vivian Caccuri e Francisco Costa. A curadoria é de Lilian Pacce, que trabalha com Adriano Pedrosa, diretor artístico.

O MASP Moda Renner tem inspiração na Coleção MASP Rhodia, cujas peças foram desenvolvidas na década de 1960, também a partir da parceria entre artistas e estilistas.

No sábado, 6/6, às 14h, a equipe de Mediação e Programas Públicos do MASP organiza, no Instagram, uma palestra com Jussara Miller, artista da dança e professora doutora em artes. A intenção do encontro é refletir sobre os modos de investigação do corpo na contemporaneidade, nos quais os papéis do público e do artista se reinventam em uma constante provocação e atualização da presença do artista e dos demais.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Maria Auxiliadora da Silva
Capoeira, 1970
Doação, Pietro Maria Bardi, 1981<br />Foto MASP

Maria Auxiliadora da Silva Capoeira, 1970 Doação, Pietro Maria Bardi, 1981
Foto MASP

Looks da primeira temporada do projeto MASP Moda

Da esquerda para direita: na primeira linha, Alexandre da Cunha e Reinaldo Lourenço, AVAF (Eli Sudbrack) e Amapô, Beatriz Milhazes e Andrea Marques; na linha central, Caetano de Almeida e Alexandre Herch<br />Fotos Eduardo Ortega

Looks da primeira temporada do projeto MASP Moda Da esquerda para direita: na primeira linha, Alexandre da Cunha e Reinaldo Lourenço, AVAF (Eli Sudbrack) e Amapô, Beatriz Milhazes e Andrea Marques; na linha central, Caetano de Almeida e Alexandre Herch
Fotos Eduardo Ortega

Jussara Miller

Corpo sentado, 2016<br />Foto Christian Laszlo

Jussara Miller Corpo sentado, 2016
Foto Christian Laszlo

Semana no MASP

happens
from 01/06/2020
to 06/06/2020

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
(11) 3251 5644
e-mail

source
Comunicação e Marketing
São Paulo

share


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided