In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O livro “Os croquis na concepção arquitetônica”, de Leandro Schenk, será lançado no dia 05 de outubro de 2010, terça-feira, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila de Pinheiros. O livro é editado pela Annablume e o autor é colaborador da seção “Rabiscos” do portal Vitruvius.
sobre o livro
O livro “Os croquis na concepção arquitetônica” reflete sobre a participação do encadeamento de croquis na estruturação e legitimação da concepção arquitetônica. Os croquis são aqui entendidos como espaços de confronto, onde soluções espaciais disputam entre si pelo estabelecimento do partido arquitetônico. O autor investiga o tema ao examinar criticamente quatro processos conceptivos de museus contemporâneos, de autoria nacional – Museu de Arte de Belo Horizonte (Givaldo Medeiros e Alexandre Loureiro); Museu Rodin da Bahia (Francisco Fanucchi e Marcelo Ferraz); Grande Museu Egípcio do Cairo (Héctor Vigliecca); e, Museu Brasileiro da Escultura (Paulo Mendes da Rocha). É dada ênfase à leitura do conjunto de croquis envolvidos na criação desses espaços, leitura essa que se pauta em um corpo teórico vinculado à filosofia de Maurice Merleau-Ponty.