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Há 23 anos, quando se propôs a realização do concurso, as condições da profissão eram outras – menos escolas e o atual TFG, ainda em fase experimental, era realizado apenas em algumas, ainda como TG – Trabalho de Graduação ou TGI – Trabalho de Graduação Integrado. Na ocasião a FADEMAC, fabricante do Paviflex, optou, por sugestão do próprio IAB, em investir no patrocínio de uma premiação para os formandos, em parceria com a ABEA, à época presidida pelo arquiteto Carlos Fayet, no lugar da ideia original de promover anualmente uma premiação nacional do IAB, como pretendia inicialmente. Nos 15 anos seguintes patrocinou os 14 concursos, no início com o nome de Opera Prima e depois como Prêmio Paviflex, estabelecendo uma tradição que já é parte indissolúvel do calendário dos eventos da arquitetura brasileira e esperada como fato rotineiro por todas as escolas e formandos. Nos anos subseqüentes a BRASKEM, empresa produtora de PVC, assumiu o patrocínio e continuidade no projeto por mais 8 edições. Nesse período, foram milhares de trabalhos apresentados, avaliados por mais de quatro centenas de arquitetos da maior expressão e, entre menções e prêmios, 550 arquitetos recém formados agraciados.

Mantendo o mesmo espírito já consagrado e tradicional, este ano o Instituto de Arquitetos do Brasil, a Revista Projeto Design e a Joy Eventos, parceiros históricos, estão lançando a edição 2011 com algumas reformulações, no intuito de não interromper a trajetória, deste que é um dos mais reconhecidos eventos do meio.

As modificações introduzidas visam a continuidade do evento que já cumpriu um papel importante na nossa história, mas poderá no futuro, atualizado e incrementado, não só prosseguir na sua trajetória como resgatar procedimentos que o enriqueçam, ampliem o seu interesse e repercussão cultural.

Esperamos contar com o apoio de divulgação e participação das instituições por meio de seus professores e alunos para mais uma edição de sucesso!

Regulamento 2011

1. Participação

1.1. A participação é aberta a alunos que tenham desenvolvido seu Trabalho Final de Graduação e concluído o curso de Arquitetura e Urbanismo no ano de 2010, em cursos devidamente autorizados pelo Ministério da Educação – MEC, observado o disposto no item 3.1 do presente regulamento.

1.2. Os trabalhos finais de graduação concorrentes deverão obedecer aos critérios internos e à orientação didática dos respectivos cursos, no que se refere a tema, conteúdo e desenvolvimento, tanto de projetos de edificações de qualquer porte como de planejamento, urbanismo, pesquisa histórica, restauração, trabalhos técnicos ou de crítica, desenho industrial ou qualquer outra área dentro das atribuições profissionais dos arquitetos e urbanistas.

1.3. Mesmo não pretendendo interferir na orientação didática dos cursos, por motivos éticos e legais, apesar de se tratar de exercícios acadêmicos, não serão aceitos trabalhos que modifiquem, alterem, complementem ou mudem a destinação de projetos de arquitetura de arquitetos vivos sem a sua autorização, ou de obras notórias de arquitetura, tombadas ou não, sendo aceitos, nesse caso, apenas trabalhos de crítica, pesquisa histórica, restauração ou de análise de projetos. Por um lado, as Comissões Julgadoras tem se recusado a analisar interferências desnecessárias em obras notórias da arquitetura brasileira e, por outro, a divulgação de trabalhos que porventura sejam premiados neste concurso, modificando projetos de arquitetos sem a autorização do autor, tem suscitado reclamações e mesmo a ameaça de abertura de processos judiciais por danos morais.

1.4. Não serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados nacional ou internacionalmente, na íntegra ou parcialmente, em qualquer meio disponível e acessível ao público.

1.4.1. Ao comunicarem pela internet o resultado da seleção dos trabalhos as instituições de ensino devem se restringir à divulgação do nome dos concorrentes, omitindo o título e/ou detalhes do trabalho selecionado.

1.5. Não existe nenhum impedimento na participação de trabalhos que tenham concorrido em outras premiações, tanto internacionais, como nacionais  e regionais, porém não serão aceitos aqueles que tenham sido classificados e cujos resultados tenham sido divulgados antes dos julgamentos Opera Prima, em qualquer meio de divulgação (internacional, nacional, local ou interno do promotor). Trabalhos enviados ao Opera Prima que estejam concorrendo paralelamente em outras premiações e cujos resultados dessas antecedam ao julgamento Opera Prima, em caso de serem classificados ou selecionados solicitamos aos seus autores que comuniquem o fato à organização do concurso para que os respectivos trabalhos sejam retirados do julgamento Opera Prima.

1.6. Para efeito do concurso OPERA PRIMA, é obrigatória a indicação de no mínimo um professor-orientador. O autor poderá indicar mais de um professor orientador, a seu critério. Nos estabelecimentos de ensino que consideram o coletivo de professores como orientadores poderá ser indicado o coordenador do curso ou da disciplina como representante deste coletivo.

1.7. Os trabalhos serão sempre individuais, não se aceitando a participação dos elaborados em equipe, mesmo que parcialmente.

1.8. Não é permitida a inscrição ou envio de projeto diretamente pelos formandos, salvo com autorização expressa da escola e da Comissão Organizadora.

1.9. Não há inscrição prévia. Para participar a escola deverá seguir os critérios de seleção e procedimentos descritos no item 3 deste regulamento.

2. Comissão julgadora

2.1. A Comissão Organizadora indicará os cinco integrantes da Comissão Julgadora, arquitetos e urbanistas, do corpo de jurados do IAB, sendo um de cada região estabelecida no item 3.2 e um suplente.

2.2. A Comissão Julgadora fará um relatório do processo de avaliação dos trabalhos registrando os critérios adotados, bem como um parecer sobre os 25 trabalhos classificados.

2.3. A composição da Comissão Julgadora será divulgada 30 dias antes do início do julgamento.

2.4. Deverão declarar-se impedidos, no prazo de 10 dias após a divulgação dos nomes, os membros indicados para compor a Comissão Julgadora que tenham vínculo de parentesco, profissional, didático, ou qualquer outro, com participantes do Concurso.

3. Seleção e julgamento

3.1. Para participar, cada instituição selecionará internamente, dentre os melhores trabalhos finais de graduação de seus formandos (aqueles que tenham recebido Menção Superior, Grau A, nota de 8 a 10, ou equivalente) ou de acordo com os critérios que estabelecer, no máximo um trabalho para cada QUINZE* alunos ou fração que tenham desenvolvido o seu trabalho final de graduação no ano de 2010.

* Para cursos semestrais deve ser considerada a soma dos dois semestres.

3.2. Para fins de organização e composição da Comissão Julgadora, serão consideradas as seguintes regiões:

Região 1: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Região 2: São Paulo

Região 3: Rio de Janeiro e Espírito Santo

Região 4: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Região 5: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

3.3. Numa primeira etapa a Comissão Julgadora selecionará 100 (cem) trabalhos do conjunto apresentado para julgamento.

Numa segunda etapa serão selecionados os vinte e cinco trabalhos classificados sendo destes, cinco premiados e outros vinte, que receberão menções honrosas.

4. Apresentação dos trabalhos

Todos os trabalhos enviados para concorrer ao Opera Prima deverão seguir as normas gerais de apresentação abaixo.

4.1. Os trabalhos devem ser apresentados em quatro pranchas no tamanho A1 da ABNT (84 cm de largura por 59,4 cm de altura) com o lado maior na horizontal. Deverá ser reservada uma faixa em branco (na cor do papel de fundo) de 5 cm na borda inferior de cada prancha sobre a qual será posteriormente colada uma faixa padrão da organização, com o logotipo da premiação e a identificação do autor, caso o projeto seja classificado (ver diagrama). As pranchas deverão ser numeradas no canto superior esquerdo, 1/4, 2/4, 3/4 e 4/4, indicando o seu número e o número total de pranchas.

[ver desenho ao lado]

4.2. Informações necessárias à compreensão do trabalho e que não impliquem em sua identificação podem ser apresentadas, como por exemplo: a localização, cidade, bairro, bibliografia, arquivos de referência, transcrições ou citações. No entanto, nas pranchas não poderá aparecer o nome ou logotipo do autor, orientador, universidade, curso ou escola, assinatura de desenhos e créditos de fotos que possibilitem a identificação do trabalho. É permitida somente a inclusão de crédito para fotos, cuja autoria pertença a fotógrafo profissional.

4.3. Todos os textos, memoriais, explicações ou especificações deverão constar obrigatoriamente apenas das pranchas, não podendo ser entregue texto avulso para fins de avaliação.

4.4. O título do trabalho deverá constar obrigatoriamente da primeira prancha (1/4) podendo, se o autor julgar conveniente, também constar das outras.

4.5. As pranchas devem ser consideradas independentes para fim de apresentação, ou seja, não deve ser utilizado o recurso de continuidade do desenho de uma para outra, pois não será possível a apresentação em seqüência, tanto para julgamento como posteriormente, para exposição.

4.6. A identificação dos trabalhos se dará somente no final do julgamento. Para tanto, o autor deverá colar com fita adesiva no verso da primeira prancha um envelope fechado, de forma a ser facilmente destacado, contendo:

4.6.1. A ficha padrão de identificação, disponível para download ou impressão no site do concurso www.concursooperaprima.com.br, devidamente preenchida com os seguintes dados:

a - título do trabalho;

b - modalidade de participação;

c - nome completo do autor, com endereço completo, telefone e e-mail;

d - nome completo do ou dos orientadores ou do coordenador do curso – arquiteto e urbanista – com endereço completo, telefone e e-mail;

e - nome completo do(s) co-orientador(es) e colaborador(es), se houver;

f - nome completo da instituição (não apresentar apenas a sigla).

4.6.2. Deverá ser colocada no mesmo envelope outra folha, de preferência datilografada ou digitada, com breve descrição do trabalho (no máximo 30 linhas), destinada à posterior divulgação. Esse texto deverá ser a síntese explicativa do trabalho final de graduação. O envelope contendo este texto somente será aberto após o final dos trabalhos de julgamento.

4.6.3. O envelope deverá estar identificado como FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.

4.7. Os trabalhos devem ser apresentados em pranchas sem dobrar. Se for necessário dar maior rigidez à embalagem ou proteção ao trabalho, poderá ser acrescentada a ele mais uma folha de papelão ou outro material leve e não espesso.

4.8. Os trabalhos não poderão estar colados sobre base rígida, como madeira compensada, isopor ou material semelhante que implique em peso ou espessura, bem como apresentar molduras e relevos acentuados. Para apresentação, se necessário, pode ser utilizada base leve e fina, como papel cartão, cartolina ou plastificação, com no máximo um milímetro de espessura, que permita a posterior fixação em painel rígido padronizado.

4.9. O conjunto das pranchas deve ser embalado com papel forte, pardo ou Kraft, para garantir o sigilo e evitar o extravio de parte do trabalho, sendo encaminhado à Comissão Organizadora dessa forma. Este invólucro, ao ser recebido pela Comissão Organizadora, após verificação com o protocolo fornecido pela escola, será destruído, numerando-se o envelope fixado no verso da primeira prancha e as próprias pranchas, aleatoriamente, com o mesmo número, estabelecendo-se desta forma o anonimato. Terminado o julgamento serão abertos os envelopes identificando os autores dos trabalhos.

4.10. Não será permitida a apresentação de maquetes, modelos ou protótipos, trabalhos audiovisuais, videoteipes, datashow, arquivos digitais com ou sem animação e semelhantes, bem como material descritivo ou levantamento de dados, em separado. O campo de expressão do autor serão apenas as quatro pranchas previstas no item 4.1.. Os trabalhos maiores deverão ser resumidos nas quatro pranchas; os desenvolvidos em processos não convencionais deverão ser transpostos para duas dimensões – maquetes -, por exemplo, poderão ser fotografadas.

4.11. Respeitadas as restrições de número, tamanho e diagramação básica (itens 4.1 a 4.5), a apresentação é livre, permitindo-se o uso de qualquer tipo de papel, cópia, fotografia, uso de cor, colagens, técnicas de desenho, plotagens, maquetes eletrônicas etc. O concorrente deverá atentar para a legibilidade dos textos e desenhos que possibilitem a sua perfeita compreensão e avaliação, além da futura reprodução das pranchas.

5. Prazo e envio dos projetos

5.1. Cada curso fixará, a seu critério, o prazo para que os alunos entreguem os seus trabalhos que participarão do concurso, respeitando os procedimentos abaixo.

5.1.1. Não há inscrição prévia dos trabalhos. Para controle da organização os cursos deverão confirmar previamente a participação, por e-mail, até o dia 15/04/2011.

5.1.2. Os trabalhos devem ser ou enviados via Correios com AR (Aviso de Recebimento) ou via transportadora ou qualquer outro meio de entrega ou ainda entregues pessoalmente, por representante da instituição de ensino, na sede da Joy Eventos no seguinte endereço:

Concurso Opera Prima
Rua Artur de Azevedo, 499
Cerqueira Cesar
05404-011 São Paulo SP

5.2. Os trabalhos deverão ser remetidos impreterivelmente até o dia 13 de Maio de 2011, ou entregues pessoalmente, por um representante da instituição de ensino, na sede da Joy Eventos até as 18h00 horas do dia 13 de Maio de 2011. (Para os trabalhos enviados via Correios ou transportadora será considerado o carimbo da postagem e/ou de conhecimento emitido por transportadora).

5.3. É de responsabilidade de cada instituição/curso participante a embalagem dos projetos concorrentes bem como os custos relativos a remessa, observando as instruções e preenchimento do formulário de remessa, disponíveis para impressão, no site do concurso www.concursooperaprima.com.br e enviados eletronicamente, via e-mail para as instituições.

5.4. Cada escola, observando as instruções para o envio dos trabalhos deverá preencher e assinar o formulário de remessa e encaminhá-lo junto com os trabalhos, informando o número de trabalhos concorrentes e o total real de alunos que desenvolveram seus trabalhos finais de graduação nos semestres e/ou ano letivo de 2010.

6. Prêmios

6.1. O autor, o(s) professor(es) orientador(es) e o estabelecimento de ensino de cada um dos 25 trabalhos selecionados como finalistas receberão um diploma, no qual constará a qualificação do trabalho, prêmio ou menção, dada pela Comissão Julgadora. Os demais autores participantes do concurso Opera Prima receberão atestado de participação.

6.2. Será atribuído a cada um dos cinco trabalhos premiados, sem ordem classificatória, o troféu Opera Prima 2011.

7. Divulgação dos resultados

7.1.    Ao término do julgamento será encaminhada por e-mail, para todos os participantes e divulgada no site, a lista com os 25 (vinte e cinco) trabalhos classificados, sendo  20 (vinte menções) e  05 (cinco) trabalhos premiados.

8. Publicação

8.1. Os trabalhos classificados pela Comissão Julgadora serão publicados no site www.concursooperaprima.com.br e na Revista Projeto Design entre outros meios a serem definidos a critério da Comissão Organizadora.

8.2.    Todos os trabalhos classificados precisarão ser readequados de acordo com as normas e prazos a serem fornecidos na oportunidade para os respectivos autores.

9. Entrega dos prêmios

9.1. Para os autores, professores orientadores e os estabelecimentos de ensino classificados os respectivos troféus e diplomas serão encaminhados pelos Correios, dentro do prazo máximo de 45 dias a contar da divulgação dos resultados.

10. Disposições gerais

10.1. O julgamento será realizado em São Paulo em junho/2011.

10.2. As decisões da Comissão Julgadora serão fundamentadas e delas não caberão recursos.

10.3. Os trabalhos não serão devolvidos e ficarão a disposição dos interessados (autores e escolas) na sede da Joy Eventos, Rua Artur de Azevedo, 499, São Paulo, SP, por um prazo de 90 (noventa) dias a contar do término dos julgamentos. Os interessados deverão avisar por e-mail (organizacao@concursooperaprima.com.br) que pretendem retirar o trabalho, com uma antecedência mínima de 3 dias, para as providências necessárias.

10.4. Os trabalhos que receberem menção e prêmios ficarão em poder da Comissão Organizadora e poderão ser expostos em local e data a critério da organização.  

10.5. Todos os trabalhos premiados e menções constituirão acervo da organização e não serão devolvidos aos autores.

10.6. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos ou perdas totais ou parciais, tais   como: atos de vandalismo, furto, incêndio, desabamento, enchente, dentre outros, que possam ocorrer com os trabalhos concorrentes.

10.7. Serão sumariamente desclassificados os trabalhos que descumprirem qualquer item deste regulamento.

10.8. A simples entrega dos trabalhos implica na tácita aceitação de todas as condições e normas      deste regulamento e aos seus resultados, renunciando o autor e/ou professor orientador e/ou            escola a quaisquer ações judiciais, interpelações e/ou recursos.

10.9. Serão desclassificados os autores e escolas que não cumprirem todas as exigências deste regulamento.

10.10. Todos os autores participantes, premiados ou não, concordam em ceder aos realizadores: Instituto de Arquitetos do Brasil, Arco Editorial (Revista Projeto Design), Joy Eventos e Promoções bem como seus patrocinadores, caso estes venham a se interessar, os direitos de publicação dos trabalhos apresentados em qualquer meio de divulgação, bem como permitem a utilização de seu(s) nome(s) e imagem(ns), para divulgação deste concurso e dos seus resultados em qualquer órgão de comunicação, sem qualquer ônus para as partes envolvidas.

10.11. Casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora, sendo as decisões desta Comissão, soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

11. Comissão organizadora

11.1. A Comissão Organizadora é composta por:

  • Arquiteto Gilson Paranhos- Presidente IAB - Direção Nacional;
  • Arquitetos Pedro Antonio Galvão Cury e Edson Elito– Consultores;
  • Arlindo Mungioli – Editor da Revista Projeto Design;
  • Vanilda Queiroz Sganzerla – Joy Eventos;

12. Consultores

12.1. O concurso OPERA PRIMA contará com os arquitetos Edson Elito e Pedro Antonio Galvão Cury, como consultores indicados pelo IAB.

12.2. As respostas às consultas serão enviadas ao remetente no prazo máximo de 5 dias após o seu recebimento. Os esclarecimentos que possam interessar ao conjunto dos participantes serão publicados no site e enviados por e-mail a todos os cursos de arquitetura e urbanismo.

e-mail para consultas: organizacao@concursooperaprima.com.br.

Opera Prima 2011

inscription dates
until 15/04/2011

more
confirmação de participação dos cursos até 15/04/2011; envio dos projetos até 13/05/2011

IAB-DN
Instituto de Arquitetos do Brasil – Diretório Nacional

source
Vanilda Queiroz Sganzerla
São Paulo SP Brasil

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