In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O Paço das Artes abre no dia 15 de abril as inscrições para o edital de Residência 2015, que visa fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em diferentes linguagens.
A Residência Paço das Artes 2015 selecionará dois projetos inéditos nas seguintes categorias: Residência Artística e Residência Curatorial. O projeto curatorial deve levar em consideração o contexto da instituição. Com duração de três meses, o programa contempla o desenvolvimento do projeto proposto, seguido de produção e acompanhamento da montagem da exposição até a sua abertura, em data a ser definida pela instituição.
Em sua segunda edição, a Residência Paço das Artes é destinada a artistas e curadores, já inseridos no sistema das artes, o que o diferencia da convocatória da Temporada de Projetos, que desde 1997 seleciona artistas, curadores e críticos em início de carreira. “Para a Temporada de Projetos, é necessário enviar um projeto acabado, enquanto para a Residência Artística e Curatorial, o processo de criação e a vivência com o contexto do Paço das Artes são fundamentais”, afirma Priscila Arantes, diretora e curadora da instituição | idealizadora do edital. Desta forma, os selecionados deverão realizar também encontros abertos ao público para apresentação do projeto e processo de residência.
Além de aprofundar o apoio à produção e pesquisa sobre a arte contemporânea, a Residência Paço das Artes tem como objetivos estimular a pesquisa, a criação e a reflexão crítica; formar novos públicos para a arte contemporânea; e promover a interação entre artistas, críticos, curadores e instituições culturais.
Os selecionados poderão ter acesso ao ateliê Paço das Artes (localizado no Espaço Subsolo) para o desenvolvimento da residência, passagem e hospedagem (para os não residentes em São Paulo), auxílio para a compra de materiais e suporte para a produção das obras e montagem da exposição a ser realizada no final da residência, entre outros.
Saiba como participar
As inscrições poderão ser feitas no período de 15 de abril a 15 de maio tanto no Paço das Artes quanto pelos Correios, após o preenchimento do formulário, disponível gratuitamente para download no site.
O candidato deverá incluir o formulário de inscrição preenchido, datado e assinado; currículo atualizado com indicação de participação em mostras individuais e/ou coletivas e/ou em curadorias realizadas que possam evidenciar a trajetória do artista/curador; memorial descritivo claro, contendo conceito sucinto, projeto instalativo, equipamentos necessários, cronograma de desenvolvimento do trabalho e pré-orçamento detalhado de execução do projeto proposto (para análise de adequação financeira); e portfólio com até 10 imagens. O portfólio não deve ultrapassar o tamanho A4 e, no caso de apresentação em CD ou DVD, não deve ultrapassar 5MB. Trabalhos em vídeo não devem exceder a duração de 10 minutos.
O material deve estar contido em embalagem apropriada e lacrada, citando o nome do artista ou curador, e deve ser entregue pessoalmente na recepção do Paço das Artes ou pelos Correios, aos cuidados do Núcleo de Projetos.
A seleção será avaliada por comissão julgadora composta por críticos/artistas/curadores convidados pela Associação. A divulgação dos selecionados ocorrerá entre junho e julho no site do Paço das Artes.
Serão levados em conta prática, percurso artístico e/ou percurso curatorial; a qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual; o grau de inovação do projeto; a viabilidade do cronograma proposto; a adequação orçamentária do projeto ao orçamento do Programa; e a clareza no memorial descritivo e do desenvolvimento da proposta.
A Residência Paço das Artes é uma iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Associação Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, Organização Social de Cultura.