In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Com participação, como oradores, do professor doutor Vitor Manuel Araújo de Oliveira (da Universidade Lusófona do Porto) e da professora doutora Staël de Alvarenga Pereira Costa (da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais).
organização
FU.bá (Grupo de Estudos da Forma Urbana no Brasil) e FAU Mackenzie
apoio
PNUM (Portuguese Network of Urban Morphology), PPGAU FAU Mackenzie e BKS Bookstore
local
Mackenzie, Campus Higienópolis, FAU (prédio 9), Auditório Benedicto Novaes Garcez
O ensino e a pesquisa em Morfologia Urbana no Mundo e no Brasil (em especial na FAU Mackenzie) é o tema do I Seminário FAU Mackenzie de Morfologia Urbana que o Grupo de Estudos da Forma Urbana no Brasil (FU.bá) promoverá nos dias 2 e 3 de março de 2016 no Auditório Benedicto Novaes Garcez na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A morfologia urbana, segundo Vitor Oliveira, no livro O estudo da forma urbana em Portugal editado em 2015, “é o estudo das formas urbanas–bem como dos atores e dos processos responsáveis pela sua transformação–e que ‘forma urbana’ se refere aos principais elementos físicos que estruturam e moldam a cidade–os tecidos urbanos, as ruas, as parcelas urbanas (ou lotes), os edifícios, entre outros”.
Anne Vernez Moudon, no artigo Morfologia urbana como um campo interdisciplinar emergente publicado originalmente em 1997 e traduzido por Vitor Oliveira em 2015, esclarece que “os morfologistas centram-se nos resultados tangíveis das forças sociais e econômicas: estudam a concretização de ideias e intenções à medida que estas tomam forma sobre o solo moldando as nossas cidades. Edifícios, jardins, ruas, parques e monumentos, estão entre os principais elementos da análise morfológica. No entanto, estes elementos são considerados organismos que vão sendo constantemente utilizados e transformados ao longo do tempo. Estes elementos também existem num estado de inter-relação próxima e dinâmica: estruturas construídas que moldam e que são moldadas pelos espaços abertos à sua volta; ruas de caráter público servindo e sendo utilizadas por proprietários de parcelas privadas dispostas ao longo dessas ruas”.
Em relação às pesquisas no campo da morfologia urbana no Brasil, a professora Staël de Alvarenga Pereira Costa ressalta, no artigo O estudo da forma urbana no Brasil publicado em 2007 no site Vitruvius, que “muitos pesquisadores, entretanto, que descrevem seu trabalho como típico de ‘Morfologia Urbana’, na verdade praticam formulações mais generalizadas, cujo termo ‘Estudos Urbanos’ poderia ser mais apropriado. (...) O trabalho mais citado pelos interessados em morfologia urbana está contido num livro [Morfologia urbana e desenho da cidade de José Manuel Ressano Garcia Lamas] que versa muito mais sobre arquitetura e teoria urbana do que sobre a morfologia urbana. Percebe-se, portanto, uma necessidade da disseminação dos estudos clássicos, tanto das escolas inglesa, italiana, ou francesa da morfologia urbana, para o benefício tanto da pesquisa acadêmica, quanto do planejamento urbano”.
Inserido neste contexto, o Grupo de Estudos da Forma Urbana Brasileira (FU.bá) reúne professores, pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie interessados em desenvolver e aprofundar os estudos da forma das cidades brasileiras a partir das várias abordagens da morfologia urbana como a histórico-geográfica, a tipo-morfológica, o Space Syntax, a gramática da forma, entre outras.
O arquiteto e professor Vitor Oliveira será o orador da sessão sobre ensino na manhã do dia 3. Ele é professor auxiliar na Universidade Lusófona do Porto (ULP) e Investigador no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA/FEUP). É Arquiteto pela FAUP, Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP/FEUP) e Doutor em Planejamento Urbano e Engenharia Civil (FEUP). É membro dos Conselhos Científicos da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM) e do International Seminar on Urban Form (ISUF). É Editor da Revista de Morfologia Urbana e membro do quadro editorial da revista Urban Morphology. Participou em diversos projetos de investigação suportados por financiamento nacional e europeu e integrou comissões científicas e de organização de conferências nacionais e internacionais, incluindo o 21º International Seminar on Urban Form.
A arquiteta e professora Staël de Alvarenga Pereira Costa será a oradora da sessão de pesquisa na tarde do dia 3. Arquiteta (Escola de Arquitetura/UFMG, 1974), Urbanista (Escola de Arquitetura/UFMG, 1978), Master of Arts in Urban Design (Oxford Brookes University, 1980) e Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo, 2004). Atualmente é Professora 3º Grau da Universidade Federal de Minas Gerais e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2 CA SA. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq em Desenho Ambienta desde 1997. Coordena o Laboratório da Paisagem do Departamento de Urbanismo/ EAUFMG. É membro do Conselho Editorial da revista Paisagem & Ambiente, revista Árvore e do Journal on e do Journal of the Seminar on Urban Form, no período de 2004-2010. Foi membro do Council of the Seminar on Urban Form (ISUF) na gestão 2011-2014 e da Câmara Técnica de Arquitetura e Engenharia de Assessoramento da Fapemig, como representante da EAUFMG.
Programação
O seminário será realizado nos dias 2 e 3 de março no Auditório Benedicto Novaes Garcez na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No dia 2 haverá a palestra de abertura e o lançamento do livro “Fundamentos de Morfologia Urbana” e no dia 3 haverá palestras e comunicações a respeito do ensino e pesquisa em Morfologia Urbana divididas em duas sessões: uma matutina sobre ensino e uma vespertina sobre pesquisa, ambas no dia 3 de março.
Na sessão matutina, em seguida à palestra de Vitor Oliveira, haverá comunicações de professores da FAU Mackenzie que adotam conceitos e métodos da Morfologia Urbana em disciplinas da graduação e da pós. A sessão encerrar-se-á com um debate entre palestrantes e audiência moderado pelo professor Heraldo Ferreira Borges.
Na sessão vespertina, em seguida à palestra de Staël de Alvarenga Pereira Costa, haverá comunicações de alunos da pós (mestrado e doutorado) sobre suas pesquisas em Morfologia Urbana. A sessão encerrar-se-á com um debate nos mesmos moldes da sessão matutina moderado pela arquiteta e doutoranda Flavia Ribeiro Botechia.
Programação
Dia 2 de março
19h–19h30: Abertura diretor da FAU Mackenzie Professor Valter Caldana
19h30–21h: Palestra de abertura e lançamento do livro “Fundamentos de Morfologia Urbana” com as professoras Staël de Alvarenga Pereira Costa e Maria Manoela Gimmler Netto
21h–22h: Debate
Dia 3 de março
9h–9h15: Acolhimento e boas vindas
9h15–10h: Orador Professor Vitor Oliveira (ULP, Portugal) “Como ensinar Morfologia Urbana? (via Skype)
10h–10h30: “Questões da Forma Urbana: os desafios do ensino do tema na graduação da FAU Mackenzie” Professoras Denise Antonucci e Viviane Rubio
10h30–11h: “Questões da Forma Urbana: os desafios do ensino do tema na pós-graduação da FAU Mackenzie” Professora Angelica Tanus Benatti Alvim
11h–11h30: “Aplicação das bases da escola inglesa em estudos brasileiros“ Professora Maria Manoela Gimmler Netto
11h30–12h30: Debate, moderador Professor Heraldo Ferreira Borges
12h30–14h: Almoço
14h–15h: Oradora Professora Staël de Alvarenga Pereira Costa (EA-UFMG) “O estudo da forma urbana no Brasil”
15h–15h30: “Conflitos entre hidrografia e infraestruturas: o desenho da forma urbana como método de análise” Arquiteto Luciano Abbamonte da Silva
15h30–16h: “A forma metropolitana” Professor Heraldo Ferreira Borges
16h–16h30: “Persistência das formas urbanas “ Arquiteta e doutoranda Flavia Ribeiro Botechia
16h30–17h30: Debate, moderadora Arquiteta e doutoranda Flavia Ribeiro Botechia
17h30–18h: Encerramento