In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Na ocasião será lançado o catálogo da exposição, que será distribuído gratuitamente aos visitantes.
Em um espaço de 140 m², o espectador é convidado a caminhar por três ambientes submersivos, onde a tinta preta cobre gradativamente o piso, as paredes, um conjunto de pedras, troncos de árvores e um barco, submergindo os objetos e o espectador em níveis distintos.
A cor preta, que aqui revela e esconde os elementos cria uma situação de baixo contraste, apontando para a realidade oculta das coisas e flertando com a ideia de conter o incontível e desvelar o invisível. Os distintos níveis de preto fazem um paralelo com a ideia de repouso da água, como se a parte preta fosse um líquido contido pelos limites físicos do espaço, totalmente igualado, em busca do repouso. A atmosfera criada pelas três salas lida com a percepção ao criar uma sensação que engana a visão e mexe com os sentidos, fazendo o espectador sentir seu corpo submergir.
O trajeto sugerido pela instalação começa pela sala das pedras, onde o nível do preto está na altura dos joelhos; em seguida se adentra à sala dos galhos, onde o nível do preto sobe para a altura da barriga, dando a sensação de submersão; por fim entra-se em uma sala com cerca de 70 m². É um ambiente sufocante, onde o nível do preto está acima do pescoço.
“Repouso” dá continuidade à pesquisa poética da artista que envolve a investigação de estruturas essenciais nas paisagens, a criação de lugares de quietude e a busca por um tempo dilatado por meio do desenho e sua relação com o espaço.
Informações
Exposição "Repouso", de Laura Gorski
Texto crítico Ricardo Resende
de 6 agosto a 30 outubro de 2016Centro Cultural São Paulo
r. Vergueiro, 1.000 Paraiso
terça a sexta das 10h/20h
sábado e domingo das 10h/18h