In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Antes do surgimento de super e hipermercados, ele era o local mais procurado de Santos para a compra de frutas, verduras e legumes, tão fresquinhos quanto os das feiras livres.
Hoje, o Mercado Municipal de Santos, que no sábado (26/11) completou 63 anos de fundação, embora tenha perdido terreno para as grandes redes alimentícias, continua fiel à boa oferta de produtos. Com 64 boxes, o imóvel da Vila Nova também dispõe de quiosques para lanche e café, açougue e peixaria. Abriga ainda a Seseg (Secretaria de Segurança) e postos da Guarda Municipal, do IBGE e dos Correios. É utilizado para eventos, como cursos profissionalizantes e de empreendedorismo, desfile de modas, Festa da Banana, exposições de artes, shows musicais e de dança.
No prédio anexo, a Codeso (Coordenadoria de Equipamentos de Desenvolvimento Social), da Seas (Secretaria de Assistência Social), e o Restaurante Bom Prato, que oferece café da manhã a R$ 0,50 e almoço a R$ 1,00, garantem o bem-estar dos freqüentadores.
Doces lembranças
Situado na Praça Iguatemi Martins, o edifício marcou época em Santos como referencial para o santista e para os turistas. Há quem se lembre do 'Chineses do Mercado', tradicional bloco carnavalesco do passado.
A construção foi projetada pelo engenheiro José Maria Silva Neves em 1939, seguindo linhas arquitetônicas de tendência racionalista. A primeira etapa da obra, iniciada em 1943, foi concluída em 1948. A cobertura é sustentada por estrutura em pórticos de concreto armado. Com o tempo, o imóvel passou por transformações. Em 2003, houve ampla reforma, com substituição dos sistemas elétrico e hidráulico, janelas, telhados e do revestimento externo e interno.
Por manter o ar nostálgico dos anos 40 e 50, recentemente o prédio serviu de cenário de novela do SBT e dos filmes 'Querô', baseado na obra de Plínio Marcos, e de 'Lula, o Filho do Brasil'.