In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Luminotécnica já está disponível para download gratuito no portal dos Manuais de Escopo. Desenvolvido pela vice-presidência de Tecnologia e Qualidade, sob a coordenação da AsBAI (Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação), o manual foi lançado no final de novembro, durante o encerramento do seminário “Desempenho térmico e eficiência energética de edifícios: um caminho sem volta na busca da sustentabilidade”.
Segundo a arquiteta e lighting designer Esther Stiller, presidente da AsBAI, a publicação não é uma norma, mas uma referência para projetistas, pois mostra como o projeto de iluminação está ligado aos demais. “O manual trata de diferentes fases do projeto e complementa o trabalho que desenvolvemos na associação”, disse.
Para se fazer um bom projeto de iluminação, atendendo plenamente aos conceitos de sustentabilidade, alguns procedimentos devem ser tomados de acordo com a arquiteta. “Há alguns passos que devem ser seguidos e que conduzem a um consumo inteligente: seleção adequada da iluminância, da tecnologia e atenção para a qualidade das luminárias, lâmpadas e acessórios de partida”, destacou Esther.
Sobre aplicações do LED, ela disse que a tecnologia ainda é pouco compreendida e atravessa um período turbulento. “O LED não chegou ao uso pleno e ainda não representa vantagens financeiras, embora tenha atingido o ponto da eficácia luminosa das lâmpadas compactas”. Ao observar a curva de evolução em relação à eficácia do LED nos últimos anos, ela acredita que, em 2012, haverá resultados positivos. “Hoje, os LEDs são bons, mas caros, e a vida útil pode chegar a até 40% de depreciação do fluxo, o que torna essa lâmpada antieconômica”, afirmou. A grande vantagem, segundo a arquiteta, é a composição espectral rica e variada, além da ausência de mercúrio. “O mais fantástico, na minha opinião, é a liberdade da forma da fonte luminosa.”
Iniciado há dez anos, o trabalho dos Manuais de Escopo visa o desenvolvimento de melhores projetos, cumprindo todas as etapas necessárias ao atendimento de elevados padrões de qualidade, sempre alinhados às novas práticas do mercado e à atualização da normalização que regem o setor.
Com o lançamento do Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Luminotécnica, o grupo completa 13 manuais produzidos e disponíveis para download no portal.