In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Mais importante arquiteto brasileiro de todos os tempos, Oscar Niemeyer falece de insuficiência respiratória poucos dias antes de completar 105 anos de idade
No dia 5 de dezembro de 2012, quarta-feira, às 21h55, morreu o arquiteto Oscar Niemeyer de insuficiência respiratória. Com 105 anos incompletos, Niemeyer estava hospitalizado desde novembro no Hospital Samaritano no bairro de Botafogo, na capital carioca.
A arquitetura está de luto pela morte do último representante da primeira geração moderna. O portal Vitruvius estará publicando nos próximos dias e semanas diversos artigos que demarcam a importância da obra de Niemeyer para a arquitetura brasileira e mundial.
O primeiro artigo é de autoria do arquiteto e artista plástico Marco do Valle, professor do Instituto de Artes da Unicamp e autor da tese de doutorado Desenvolvimento da forma e procedimentos de projeto na arquitetura de Oscar Niemeyer (1935-1998), orientada por Sylvio Barros Sawaya e defendida em 2000.
artigos da série "tributo a niemeyer"
VALLE, Marco do. Oscar Niemeyer. Morreu nosso arquiteto maior. Arquitextos, São Paulo, n. 13.151.00, Vitruvius, dez. 2012 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.151/4603>.
Oscar Niemeyer na varanda do Palácio do Alvorada, Brasília, 1956
Foto M. M. Fontenelle [Acervo DPHA-DF]