In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O livro apresenta a trajetória de mais de 10 anos de atuação da Casa Caucaia, escritório de arquitetura, especializado em projetos personalizados de cenografia promocional.
A publicação mostra como a Cenografia Inteligente –metodologia desenvolvida pelos arquitetos, a partir de experiências intensas e diversificadas– pode ser vista em cases de marcas como Google, Sony, Volkswagen, Unilever, O Boticário. Por meio da combinação criativa dos elementos da linguagem cenográfica (materiais, luzes, cores, objetos cênicos) e da condução sistematizada do processo, a Casa Caucaia pode atingir com êxito os objetivos da ação promocional para a qual foram contratados, e sobretudo, traduzir valores e diretrizes das marcas que representam.
O projeto editorial apresenta uma narrativa visual, cujo fio condutor são as fotografias. Cada case traz informações do contexto em que foi criado e da proposição de cenografia e arquitetura e são pontuados por comentários das propostas específicas. Entre eles, podemos destacar a DUREX LOVE CAPSULE – um camarote VIP suspenso a 15 metros do chão, instalado em um megaevento em Salvador, com todo o conforto e comodidade de uma suíte de luxo. Ousadia e polêmica em torno do lançamento da marca de preservativos no Brasil. Se a cápsula da Durex exige uma sofisticada solução de engenharia, o BOTECO DO CAMINHONEIRO –outro case apresentado no livro e que é uma ambientação para a festa de final de ano do presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus–, demandou muita pesquisa e extremo cuidado com os detalhes além de uma grande quantidade de objetos e composições para reproduzir a atmosfera de um autêntico boteco brasileiro de beira de estrada.
Mais que um portfolio, o livro é um retrato do momento atual, onde marcas experimentam outros caminhos para se comunicar, envolvendo os públicos de maneira mais intensa e sinestésica.
Podemos iniciar a leitura, ou fruição –pois o livro também é um convite à percepção– por qualquer uma se suas capas. De cada lado, temos uma apresentação. A de Ana Lúcia Lupinacci, Diretora Nacional da Graduação em Design, da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, é uma reflexão sobre como a inteligência pode se aplicar nos campos da arquitetura e cenografia, como propõe a Casa Caucaia. Já o segundo texto, Mentor Muniz Neto, da Talkability/Bullet CCO, faz um depoimento carinhoso como cliente de longa data da Casa Caucaia.
ficha técnica
Livro "Casa Caucaia, cenografia inteligentede" de Daniela Hirsch e Mariana Marcolini, WMF Martins Fontes
Acompanhamento editorial: Helena Guimarães Bittencourt
152 páginas, brochura, formato 17x21cm
R$ 68,90