Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O texto expressa a “preocupação e discordância com a improcedente e perigosa oferta de cursos de graduação na modalidade Educação à Distância”.

“Entendemos que os cursos de Arquitetura e Urbanismo na modalidade EAD, até agora cadastrados no MEC, não atendem a legislação vigente do setor educacional, por não contemplarem a relação professor/aluno própria dos ateliês de projeto e outras disciplinas; as experimentações laboratoriais e a vivência para a construção coletiva do conhecimento”, diz.

O documento trata dos resultados da parceria entre o CAU/BR e o MEC para avaliação de novos cursos. “Por meio de um acordo com o MEC, o CAU/BR tem sistematicamente se manifestado oficialmente sobre processos de autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no país. A esmagadora maioria desses pareceres tem sido desfavorável à autorização dos cursos, mas nem por isso eles deixaram de ser reconhecidos”. Nos últimos cinco anos, os cursos de Arquitetura e Urbanismo passaram de 270 para 540.

O conselheiro José Roberto Geraldine Junior, coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, lembrou que já houve casos em que algumas faculdades ofereceram os cursos, mas após ações do CAU/BR e dos CAU/UF, a oferta foi interrompida. Em outras situações, forma negado registros a pessoas formadas em faculdades que não atendiam a legislação vigente.

Leia aqui a manifestação do CAU/BR contra ensino à distância em Arquitetura e Urbanismo

A Associação Brasileira de Ensino em Arquitetura (ABEA) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) também se manifestaram contra a oferta de cursos de Arquitetura e Urbanismo a Distância. Saiba mais aqui.

CAU/BR publica Manifestação sobre Ensino a Distância em Arquitetura e Urbanismo

source
Julio Moreno
São Paulo SP

share


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided