Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

IAB-RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro e Instituto Pereira Passos lançam o Concurso Porto Olímpico, que selecionará projetos de arquitetura para equipamentos dos Jogos Olímpicos de 2016 sediados no Porto carioca.

Retificação data do evento: o lançamento do Concurso Porto Olímpico, passou  para 09 de novembro de 2010, terça-feira, às 15h no Palácio da Cidade.

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto Pereira Passos, em convênio com o Instituto de Arquitetos do Brasil-RJ e apoio do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, lançam o Concurso Porto Olímpico, na terça-feira, 26 de outubro, às 15h, no Palácio da Cidade (Rua São Clemente, 360, Botafogo).

O concurso, de âmbito nacional, é parte do Projeto Porto Maravilha e do esforço para as Olimpíadas de 2016, e visa selecionar projetos de arquitetura, em nível de Estudo Preliminar, para a construção de equipamentos olímpicos sediados na área do Porto do Rio de Janeiro. São eles: Vila de Mídia; Vila de Árbitros; Centro de Convenções (que sediará diversos equipamentos olímpicos temporários); e Hotel. Estes equipamentos serão implantados em áreas da União transferidas à Prefeitura do Rio e localizadas na região da Avenida Francisco Bicalho. São elas: Praia Formosa (Praça Marechal Hermes, 63) e Usina de Asfalto + terrenos contíguos (Av. Francisco Bicalho, 146), totalizando aproximadamente 20 hectares.

Para a Vila de Mídia e Árbitros devem ser previstos um mínimo de 10.600 quartos, com serviços de bar e restaurante e facilidades necessárias à confortável hospedagem de jornalistas, árbitros e visitantes especiais.  Após as Olimpíadas as edificações terão usos variados de moradia, apart-hotel, escritórios e comércio, sendo comercializadas pelo mercado imobiliário.

Na avaliação desses projetos serão priorizados a qualidade arquitetônica e urbanística, os requisitos de sustentabilidade e acessibilidade universal e a criatividade em solucionar a transformação do uso das edificações durante e após as Olimpíadas.

O Centro de Convenções, de médio porte, contará com cerca de 50 mil m² destinados a exposições e salas de convenções.

O hotel, integrado ao Centro de Convenções, terá 500 quartos, com padrão cinco estrelas.

Estes empreendimentos contarão com garagem para 2 mil automóveis e 30 ônibus de turismo.

A construção destas edificações corresponde ao objetivo dos organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos governos municipal e estadual de deixar um legado das Olimpíadas para a população do Rio de Janeiro. Na Região Portuária este legado será revitalizar, desenvolver e valorizar esta área central da cidade, de localização estratégica e com grande potencial de desenvolvimento urbano, social e econômico.

O lançamento do Concurso Porto Olímpico contará com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Maiores detalhes sobre o Concurso Porto Olímpico podem ser obtidas do site do IAB-RJ, www.iabrj.org.br.

Lançamento do Concurso Porto Olímpico

source
Patrícia Paladino
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided