In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Livro lançado reúne de imagens da antiga estrada de ferro construída pelos ingleses no Estado de São Paulo.
Uma vez mais o acervo de Militão Augusto de Azevedo é visitado para trazer à luz as fotografias da antiga ferrovia São Paulo Railway, produzidas na década de 1860. Trata-se de ampla reportagem visual da principal obra de engenharia do país na época, construindo um itinerário de imagens que inicia no porto de Santos até alcançar a cidade de Jundiaí, no interior do estado, próximo da produção cafeeira, revelando históricos registros das obras da estrada de ferro pela Serra do Mar e arredores de São Paulo.
Parcialmente publicadas em diversos trabalhos anteriores, as imagens centenárias nunca haviam sido reunidas numa mesma obra. São fotografias em que a estrada de ferro é revelada quase por inteira, com ênfase nas principais construções de apoio – pontes, estações, túneis e viadutos –, configurando um roteiro visual que permite ao olhar curioso do leitor seguir todos os passos trilhados por Militão, desde o litoral até o interior. Por meio das imagens, é reconstruído o esforço do trabalho humano na implementação da primeira estrada de ferro no estado de São Paulo, infraestrutura vital para o incremento da exportação cafeeira.
O livro conta com cerca de 50 fotografias realizadas por Militão que se encontram hoje dispersas em arquivos públicos e privados. Imagens que assumem grande significado documental sobre a memória da ferrovia no país, apresentando um panorama visual abrangente da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e revelando, pari passu, todos os pontos de sua construção: as arriscadas obras nas escarpas da serra, as primeiras e acanhadas estações de trem e as paisagens rurais e suburbanas de São Paulo, sob a ótica de itinerário de viagem.
A obra, realizada pela editora Magma Cultural, tem dupla autoria – Gino Caldatto Barbosa e Marjorie de Carvalho F. de Medeiros. Foi viabilizada por meio da lei de incentivo à cultura, e contou com o apoio do Ministério da Cultura, assim como da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), e com o patrocínio de diversos associados destas entidades.
Ainda não foram estabelecidos local e data para o lançamento oficial do livro, mas este já pode ser adquirido por meio da loja virtual da editora Magma Cultural: www.editoramagma.com.br.