Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O arquiteto Francisco de Assis Couto dos Reis faleceu na última quarta-feira, dia 20 de abril de 2011, em Salvador. Nascido em Aracaju, Sergipe, Assis Reis fez seu curso na Bahia, Estado aonde se radicou e desenvolveu parte principal de sua obra.

Nos anos 1990, Assis teve atuação no programa Favela-Bairro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde deixou sua colaboração em diversos projetos, destacando-se o do Morro do Andaraí.

Depoimento do arquiteto Nivaldo Barbosa, vice-presidente do IAB-BA

"Assis foi colaborador do EPUCS, o mítico Escritório do Plano Urbanístico da Cidade do Salvador, na década de 1940; foi o principal colaborador do arquiteto Diógenes Rebouças na década de 1950 e início dos anos 1960, naquele que era à época o principal escritório de arquitetura da Bahia; e, a partir do início dos anos 1960, abriu seu próprio escritório, no qual elaborou projetos que obtiveram reconhecimento nacional e internacional, como os edifícios residenciais Solar das Mangueiras e Solar do Itaigara e a sede da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, todos em Salvador e todos erguidos na década de 1970. Na década de 1990, elaborou os projetos de requalificação de algumas importante praças do Centro Histórico de Salvador e arredores, como a Praça da Sé e a Praça da Inglaterra.

Assis Reis foi ainda o responsável pela execução, nos anos 1970, da maquete da Cidade do Salvador, em escala 1:2.000, que abrange todo o território do Município e é até hoje constantemente atualizada pela Prefeitura desta capital.

Foi professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA e, em 2008, recebeu o Colar de Ouro do IAB, em reconhecimento à sua trajetória profissional".

www.assisreis.blogspot.com

Assis Reis (Aracaju SE, 1926 – Salvador BA, 2011)<br />Foto divulgação  [www.assisreis.blogspot.com]

Assis Reis (Aracaju SE, 1926 – Salvador BA, 2011)
Foto divulgação [www.assisreis.blogspot.com]

Implantação do Condomínio Solar das Mangueiras [www.assisreis.blogspot.com]

Implantação do Condomínio Solar das Mangueiras [www.assisreis.blogspot.com]

Arquiteto Assis Reis falece em Salvador

source
IAB-RJ e Núcleo de Arquitetura Ritter dos Reis
Rio de Janeiro RJ Brasil / Porto Alegre RS Brasil

share


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided