In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O projeto de urbanização do Cantinho do Céu, comunidade às margens da represa Billings, representará a Sehab na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã (IABR), na Holanda
A equipe internacional de curadores da 5ª IABR é constituída por Henk Ovink (Diretor de Spatial Planning, Holanda, Ministry of VROM), Joachim Declerck (Architecture Workroom, Bruxelas, Bélgica), Elma van Boxel e Kristian Koreman (ZUS, Roterdã, Holanda), Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga (MMBB, São Paulo, Brasil), Asu Aksoy e Ihsan Bilgin (Bilgi University, Istambul, Turquia), e é presidida por George Brugmans (Diretor da IABR).
A edição de 2012, sob o tema Making City, busca repensar o papel e a relação entre planejamento, design e política, para a construção mais eficaz das cidades. A mostra será aberta no dia 13 de abril, na Netherlands Architecture Institute, a universidade que promove a Bienal.
Em curso pelo Programa Mananciais, da Sehab, o projeto para o Cantinho do Céu, do arquiteto Marcos Boldarini, contempla áreas de lazer e convivência, com parque linear, pista de skate, campo de futebol, praça, deques (um dos quais, flutuante), espaço para capoeira e dança de rua, passarela de madeira e estacionamento. A conclusão das obras, que incluem implantação de infraestrutura e saneamento básico, está prevista para 2012.
O objetivo do Programa Mananciais é a conservação e o saneamento ambiental das represas Guarapiranga e Billings. Para tal, desenvolve ações para recuperar social e ambientalmente as comunidades locais, levando água potável e infraestrutura, e controlando a ocupação desordenada em áreas de preservação.
Cantinho do Céu, reurbanização de favela, arquitetos Marcos Boldarini e Melissa Matsunaga
Foto Daniel Ducci
Cantinho do Céu, reurbanização de favela, arquitetos Marcos Boldarini e Melissa Matsunaga
Foto Daniel Ducci