Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Zoológico cujos animais são exclusivos da fauna sulamericana terá uma série de atividades programadas a partir do mês de setembro

O Parque Ecológico "Dr. Antonio Teixeira Vianna", localizado em São Carlos (230 km de São Paulo), completa 35 anos no próximo dia 9/9 e para comemorar o aniversário a direção do Parque, junto com a Prefeitura Municipal, programaram uma série de atividades para todos os públicos.

Os eventos comemorativos se estendem de setembro a dezembro, sendo o primeiro no próximo dia 4/9, às 15 horas, com a inauguração da Casa dos Seres da Noite, que reúne morcegos, corujas e outros animais noturnos.

Nos dias 7 e 8/9 haverá uma jornada de palestras no paço municipal, além de uma reunião no dia 15/9 com técnicos e diretores de Jardins Zoológicos do Estado de São Paulo.

Outras atrações estão confirmadas, mas ainda sem data definida como o final de semana de animais silvestres, a capacitação de tratadores de animais e a inauguração do complexo da Planície da Patagônia, que reunirá pinguins, lhamas e alpacas, entre outros animais.

Fundado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos (PESC) possui uma das mais atuantes histórias de trabalho e pesquisa junto aos animais da fauna sulamericana. O local, que já integrou áreas de fazendas e até mesmo abrigou um estande de tiro do Tiro de Guerra local, tornou-se uma fundação destinada à preservação de animais selvagens e à educação ambiental.

"O Parque já nasceu com sua vocação e filosofia de trabalho, fato raro entre os Jardins Zoológicos Nacionais, mas comum no exterior", comenta o administrador e biólogo Fernando Siqueira Magnani.

Hoje, o local é mantido pela Prefeitura de São Carlos e conta também com várias parcerias privadas, além do apoio da Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos (Sapesc).

Espécies ameaçadas de extinção na América do Sul conseguiram ao longo do tempo se reproduzirem no Parque. São exemplos disso o urso de óculos, a harpia e várias espécies de micos. Filhotes de São Carlos já foram levadas para outros zoológicos do País. Entre os animais mais raros de serem encontrados hoje em estado selvagem e que despertam maior curiosidade dos visitantes estão os lobos-guarás e as onças (pintada, preta, parda e jaguatiricas).

O Parque Ecológico de São Carlos está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2 -- Espraiado (ao lado do campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). O recinto permanece aberto para visitação pública, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 8 às 16h30.

Fonte p/ entrevista: Fernando Siqueira Magnani, administrador e biólogo do PESC

Casal Urso de Óculos no Parque Ecológico de São Carlos [[Divulgação]]

Casal Urso de Óculos no Parque Ecológico de São Carlos [[Divulgação]]

Parque Ecológico de São Carlos comemora 35 anos em setembro

source
Lucas Castro, Ex-Libris Comunicação Integrada
São Carlos Sp Brasil

share


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided